De estudante a empresário: alunos da FAETEC terão acesso a linhas de crédito para abrir seu próprio negócio

Acordo entre FAETEC, AgeRio e Sebrae será assinado amanhã, no Palácio Guanabara

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), assinam acordo de Cooperação Técnica com a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), para investir em linhas de crédito a alunos da FAETEC que desejam ter seu próprio negócio. O convênio será firmado, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, amanhã (terça-feira, 1º de setembro), no Salão Nobre do Palácio Guanabara, às 10h.


– Serão colocadas linhas de crédito à disposição de alunos da FAETEC que desejam fomentar projetos. Mas, além deste financiamento, vamos apoiar os empreendedores na elaboração de planos de negócios e acompanhar a aplicação desses recursos na criação de microempresas. A iniciativa é uma forma de alavancar a economia fluminense, garantindo geração de empregos e renda – garante o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Inicialmente, o acordo prevê financiamento para estudantes que estiverem interessados em abrir seu próprio negócio, com repasses que variam de R$ 300,00 a 15.000,00 reais, com taxas de juros de somente 3% ao ano, sem aplicação de indexadores inflacionários e com 24 meses para amortização.

– Como sempre apostamos nos profissionais que formamos, agora, é a nossa vez de apoiarmos também os bons negócios. Por isso, esse projeto tem como foco identificar alunos de unidades da FAETEC de todo o estado que tenham espírito empreendedor e buscam nos cursos da FAETEC uma alternativa para melhorar de vida. Imaginem quantas oportunidades de negócios estudantes de cursos Técnicos e Profissionalizantes como, por exemplo, Cozinheiro, Manicure, Salgadeiro, Cabelereiro e Montador e Reparador de Computadores, entre outros, terão com linhas de crédito subsidiadas ao seu dispor para investir em seu sonho do negocio próprio – ressalta o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Os estudantes selecionados para o programa receberão um treinamento gratuito, aplicado por especialistas do SEBRAE, sobre planos de negócios e como se tornarem mais competitivos no mercado. As inscrições para participar desse projeto serão realizadas nas próprias unidades no decorrer dos cursos de Qualificação Profissional da FAETEC.

Estarão presentes, além do governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Marco Antônio Vaz Capute, e os presidentes da FAETEC, Wagner Victer, e da AgeRio, Domingos Vargas.