Primeira edição da Ação Social da Faetec em Quintino reúne mais de três mil pessoas

Foram prestados atendimentos médico, veterinário e jurídico, além de serviços estéticos 

A ação social, promovida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, levou mais de três mil pessoas à unidade de Quintino Bocaiuva, na Zona Norte do Rio, no domingo (24). Esta foi a primeira edição do evento, que teve por objetivo oferecer diversos serviços gratuitos e muita diversão à comunidade que vive no entorno do campus.

Os portões abriram das 9h às 16h. Mas muitos moradores madrugaram na fila, que começou a ser formar às 4h da manhã. Dentre os serviços ofertados estavam: aferição de pressão, teste de glicose, exame de vista, assistência jurídica, atendimento veterinário e isenção de documentação, além de espaço de beleza.

– Estamos muito felizes com o sucesso da ação social. A procura pelos serviços superou nossas expectativas e pretendemos repetir a iniciativa. Com essa mobilização, esperamos ter atendido às demandas da população e levado informação e cidadania. Agradecemos todos colaboradores que voluntariamente vieram ajudar para melhor prestar os serviços – disse Gilson Rodrigues, vice-presidente da Faetec.

 

 Vice-presidente da Faetec, Gilson Rodrigues, e a equipe organizadora do evento

Entre os serviços oferecidos, destaque para o exame oftalmológico. A ação disponibilizou a entrega de mais de mil óculos, por meio do Projeto Novo Olhar, desenvolvido pela Fundação Leão XIII. Os beneficiados puderam escolher óculos, entre dois modelos e cinco opções de cores, que, caso fossem comprados, custariam de 200 a 400 reais.

– Já não faço exame de vista faz tempo e uso o mesmo óculos há 10 anos. Percebia que estava muito fraco para o dia a dia, mas eu não tinha condições de procurar um oftalmologista estando desempregado. O atendimento particular é caro, os preços das lentes são altos, e a fila de espera por atendimento no sistema público é longa. Essa ação veio em boa hora – conta Carlos Alberto de Araujo, 57 anos.

 

Foto: Felipe Corrêa

Na ocasião, os atendimentos médico (aferição de pressão, medidas, orientações) e veterinário foram feitos por profissionais especializados. Também foi prestada assistência jurídica e emitida isenções de documentação. Uma das beneficiadas deste serviço foi Solange Machado, de 62 anos.

– Cheguei muito cedo aqui, porque estou precisando regularizar meus documentos. Estou sem certidão de nascimento e ainda tive minha identidade roubada. Para não ter problema, ando com boletim de ocorrência na carteira. Além disso, uso óculos que comprei na rua. Ele não me atende. Esse atendimento me ajudou muito – festeja, Solange.

 

 

A caminho da Faetec de Quintino, aconteceu um fato curioso com o morador Darlan Oliveira. Ele encontrou um cachorro abandonado quando se dirigia à ação social para pedir isenção de emissão de documento. Aproveitou o serviço de veterinária à disposição do público para avaliar o animal.

– Não podia deixá-lo na rua. Eu me apaixonei por esses olhos verdes – se emocionou Darla Oliveira ao falar do cão, ainda sem nome. Segundo o veterinário Gustavo Tranja, o animal deve ter entre 45 e 60 dias de vida e apresentava boa saúde.

Já as crianças foram contempladas com atividades recreativas, aulão de Jiu-Jitsu e muita música, com apresentações de DJ e da banda de música da Faetec. Muitos também aproveitaram o espaço de beleza para realizar os serviços de corte de cabelo, trança, turbante, sobrancelha e manicure.

– Quem esteve aqui hoje descobriu o quanto a Faetec é grande e cheia de serviços. Tenho certeza que essa ação foi um incentivo para fazer os cursos e aproveitar mais os trabalhos desenvolvidos pela Fundação. Como a Rede me ajudou em diversas qualificações, eu me coloquei à disposição para ajudar desta vez – declara Joceni Ribeiro, de 52 anos, que foi voluntária na aplicação de trança e desfrutou da amarração de turbante.

Participaram diretamente da ação social mais 300 voluntários, entre parceiros convidados, profissionais e alunos da Rede.

– Hoje, é um dia muito especial. Foi uma alegria ver o evento atraindo o interesse de tantas pessoas da comunidade local e de bairros vizinhos em busca dos serviços oferecidos. Que possamos fortalecer as parcerias para realizar mais ações como esta – comemorou Miguel Badenes, presidente da Faetec.