Principal

Graduação a distância em universidades públicas do Rio: inscrições a partir de segunda-feira


Uma grande oportunidade para os que sonham em cursar o nível superior em uma universidade pública. Nesta segunda-feira (05/10), estarão abertas as inscrições para o Vestibular Cederj 2016/1. São 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). São elas: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

Durante o curso, o estudante recebe todo material didático, na forma online e impressa, e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários predeterminados.


Para concorrer a uma das vagas o interessado deve fazer o Vestibular Cederj. A inscrição será feita apenas pela internet, no site da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br/vestibular), até o dia 15 de novembro. O valor da taxa é R$ 65 e no ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova do Vestibular Cederj, ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), acontecerá no dia 19 de dezembro e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo de 2016.


Os candidatos têm a opção de escolher entre: Bacharel em Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400); Licenciaturas: Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285). Além de Tecnólogo em Gestão de Turismo (250) e Sistemas de Computação (529).


“Esta é uma grande oportunidade para as pessoas que pretendem cursar o ensino superior nas melhores faculdades do Rio. Com a flexibilidade de estudar no regime semipresencial, mais estudantes terão a chance de se preparar para o mercado de trabalho. Os alunos irão contar com profissionais qualificados e dedicados, que vão auxiliar no aprendizado durante o curso”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.


“Com a metodologia de educação a distância das universidades públicas, ampliamos de forma significativa o acesso da população à formação superior de qualidade”, complementa o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky.


Também são oferecidas 950 vagas para Tecnologia em Segurança Pública, destinadas somente a profissionais da ativa da Segurança Pública. Destas, 80% para Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros estados da federação.


Consórcio Cederj


O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que, atualmente, conta com mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância.


Os 32 polos regionais funcionam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.


Saiba mais sobre o aprendizado em EAD do Cederj


Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários predeterminados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (através de chamadas gratuitas) ou pela internet.   


Fonte: Secti