Baixada recebe internet banda larga sem fio gratuita

O governo do Estado, através da secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceira com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Associação Estadual dos Municípios - RJ (Aemerj), UFRJ e UFF, lançou no dia 28 de janeiro, o projeto Baixada Digital. A iniciativa irá viabilizar o acesso gratuito à internet banda larga, utilizando tecnologia sem fio, conhecida como wi-fi,  para a Baixada Fluminense.  A previsão de funcionamento do novo sistema é a partir de julho de 2008.O evento aconteceu no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias e contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; e do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis.A internet banda larga sem fio permite o acesso gratuito em telecentros, quiosques e laboratórios das escolas, permitindo acessar várias aplicações e serviços, para milhões de indivíduos em todos os municípios da baixada, transformando cada um, em um município digital.De acordo com Alexandre Cardoso, a iniciativa representa o inicio para um Estado empreendedor que busca inserir toda a população, na era da informação e do conhecimento. Segundo o secretário, ao utilizar tecnologias que permitem a transmissão de dados e imagens em alta velocidade, o "Baixada Digital" vai inserir a região no maior espaço de cobertura pública contínua da América Latina.O evento terminou com um grande show da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, com a apresentação de passistas, ritmistas, mestre-sala, porta-bandeira e o intérprete Wander Pires.