Estado inaugura o 31º CVT de olho no mercado de trabalho

O governador Sérgio Cabral e os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e de Educação, Wilson Risolia, inauguraram, nesta segunda-feira (12/9), o 31º Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, localizado no Ciep 320 – Ercília Antônia da Silva. Pela primeira vez, o CVT irá funcionar em parceria entre as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia, unindo Ensino Médio ao Profissionalizante. Acompanharam o governador com os secretários, o presidente da Faetec, Celso Pansera; a alta direção da Fundação; o novo coordenador da unidade, João Renato Ribeiro; autoridades políticas da região; líderes comunitários e estudantes da rede pública estadual. 

Cabral, Cardoso e Risolia visitaram todos os espaços, com destaque para os laboratórios de Torno e Fresa, equipado com uma prototipadora (uma espécie de impressora em 3D que faz peças a base de polímeros em minutos para testes, antes da produção em escala); de Hidráulica e Pneumática; de Tornearia Mecânica, de Informática e o de Automação em Robótica. A visita foi finalizada com uma vídeo-conferência na sala multimídia, em conversa informal entre o governador e o diretor do CVT Engenho Novo. 

Cabral e Cardoso observam a explicação de Pansera sobre a revolucionária impressão em 3D.
O laboratório de Torno e Fresa com a prototipadora estarão disponíveis para os estudantes em 2012

— Estamos gerando essa parceria inédita entre o ensino formal e o profissionalizante. Quanto mais o estudante estiver especializado, mais vai ter condições de conseguir um emprego com melhor salário. Como o Rio de Janeiro está com quase o dobro dos investimentos do segundo estado, atualmente, estamos fortalecendo a mão de obra qualificada em todo o Estado do Rio - ressalta o governador, informando ainda que a região fortemente industrializada só aumenta o índice de empregabilidade dos alunos que passam pelos CVTs. 

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso informou que a ação revolucionária de instalar um CVT dentro de um Ciep surgiu numa reunião entre ele, o governador e secretário Risolia. A ideia gerou o projeto piloto que contemplará quatro unidades. Os próximos CVTs que serão inaugurados, ainda este ano, em parceria com a Secretaria de Educação, são as unidades Saracuruna, voltado para o setor gás-químico; Magé, na área de construção civil, com vistas à demanda do Comperj; e São Gonçalo, também na área de construção civil. “Vamos avaliar os resultados daqui a um ano. Caso sejam positivos, ampliaremos para mais dez ou quinze escolas”.

De acordo com Risolia, a meta da Secretaria de Educação é resgatar o Ensino Médio em tempo integral para toda a rede, num prazo de cerca de 11 anos. “A integração com os cursos profissionalizantes fortalece o projeto de reter os alunos na escola por mais tempo e também reforça o contra-turno, que é uma das nossas metas. Para o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, o convênio entre as duas secretarias é ofertar Educação em tempo integral. “Os melhores alunos do 1º ano do Ensino Médio serão selecionados para cursar o Ensino Técnico no CVT. E a comunidade também terá acesso aos cursos”.

Alexandre Cardoso explicou aos alunos que parte dos equipamentos do CVT
não existem em nenhuma Escola Técnica do Brasil, só em universidades e órgãos militares

Alunos do último ano do Ciep 320 estiveram presentes em todo o momento da visita aos laboratórios e receberam orientação do próprio secretário Cardoso sobre o funcionamento dos equipamentos. Para Deivison Gomes, o CVT é uma conquista para nós estudantes, principalmente para quem mora perto daqui. Já Rosieli Rodrigues disse que alguns estudantes saem da escola muitas vezes sem saber o que fazer, mas agora, bem mais preparados, poderão sair com um emprego.

Novo CVT

Com investimento de R$ 4,5 milhões, o CVT Santa Cruz da Serra tem área total de 1.633 m² e área de laboratórios de 467 m². Nesta quarta rodada são oferecidos os cursos: Instalação e Manutenção de Sistemas Hidráulicos, Instalação e Manutenção de Sistemas Pneumáticos, Informática Inicial, Eletricista Industrial, Eletricista Predial e Bombeiro Hidráulico. A partir do início de 2012, serão oferecidos quatro novos cursos: Operador de Torno CNC, Operador de Fresadora CNC e os técnicos em Automação Industrial e Informática. Serão oferecidas 280 vagas para os alunos do Ciep e 280 para candidatos de fora. Além disso, serão abertas 1.050 vagas para qualificação profissional, em cursos de formação inicial e continuada, tanto para alunos quanto para a comunidade, selecionados por sorteio.

O laboratório de Automação em Robótica é um dos destaques do novo Centro Vocacional
 

As inscrições para as vagas do CVT Santa Cruz da Serra vão até o dia 25 de setembro e só poderão ser feitas somente pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Para isso, basta acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscreva-se aqui",  onde se encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. O sorteio das vagas ocorrerá no dia 26 de setembro, no auditório da presidência da Faetec, a partir das 10h, junto com o sorteio das outras 14 mil vagas que estão abertas em outras unidades da Faetec. A listagem será divulgada no site da Fundação.

A matrícula será realizada de 27 de setembro a 26 de outubro, mas de maneira diferente. Os candidatos sorteados terão de 27 de setembro a 5 de outubro para se matricular e quem não o fizer, não poderá realizar a inscrição no curso. Restando vagas, a Faetec chamará outros candidatos que ficaram na lista de espera. Estes deverão se matricular de 7 a 14 de outubro e também não poderão fazer a inscrição se não aparecerem. Se necessário, outros dois períodos de matrícula ocorrerão, de 18 a 21 de outubro e de 24 a 26 de outubro, para preencher as vagas que restarem. A previsão é que as aulas comecem no dia 17 de outubro deste ano. 

CVT Santa Cruz da Serra fica na estrada do Boitatá, nº 1, Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias.