Faetec inaugura mais dois novos CVTs

Mais duas unidades do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) foram inauguradas no dia 28 de outubro, terça-feira, na Baixada Fluminense, com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, do presidente da Faetec, Nelson Massini, e demais autoridades. A inauguração ocorreu a partir das 9h, nos respectivos locais - CVT São João de Meriti, Av. Dionísio Rocha, quadra G, lote 26, no Parque Araruama e em seguida, no CVT Olavo Bilac, em Duque de Caxias, na Rua Pedro Lessa, quadra 4, lotes 18 e 19.

Ambas formarão 1.700 alunos, por ano, em onze cursos voltados para as áreas de Construção Civil e Moda.  A unidade de São João de Meriti, de Construção Civil, formará 1100 alunos, anualmente, em cursos com duração média de 2 a 5 meses.  Já o terceiro CVT de Caxias, especializado em Moda Íntima, formará 600 pessoas por ano em cursos que duram de 4 a 6 meses.

Em São João de Meriti, foram oferecidas 310 vagas, nos cursos de Armador (30 vagas em curso de 2 meses), Apontador de obras (40 vagas em curso de 2 meses), Bombeiro hidráulico (75 vagas em curso de 2 meses e meio), Carpinteiro de formas (30 vagas em curso de 2 meses), Básico em eletricista predial (75 vagas, em um curso que dura 3 meses e meio), Ladrilheiro (30, vagas, também num curso de 3 meses e meio), Pedreiro (30 vagas em 4 meses). No CVT Olavo Bilac, em Duque de Caxias, foram 225 vagas, nos cursos de Modelagem (curso de 5 meses), corte e costura; Corte enfesto e industrial (4 meses de aulas); Bordado e customização (à mão e à máquina de pedraria em curso de 6 meses).

Os cursos dos CVTs têm a coordenação pedagógica da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à secretaria de Ciência e Tecnologia, que disponibiliza professores e instrutores.  Seis unidades já estão em funcionamento, com foco nas áreas automotiva (Santa Cruz e Quintino), construção civil (Parque Muisa, Resende), beleza (Nova Iguaçu) e de polímeros (Saracuruna). Outras, estão previstas para inaugurarem ainda este ano, direcionadas para outros segmento como o de Turismo, Construção naval e pesca e Serviços de assistência técnica.

6Os CVTs fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da mesma pasta, e tem como objetivo propiciar a formação profissional, levando em conta a vocação e os arranjos produtivos da região onde se insere.