CVT Saracurura reinaugura em grande estilo

Na última sexta-feira, dia 25, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Saracuruna, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, foi reinaugurado. A escola é uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e está localizada no Ciep 229 – Cândido Portinari e tem capacidade para atender 2 mil alunos por ano.

O CVT Saracuruna é a primeira unidade da Fundação a oferecer cursos na área de Polímeros (plástico) do Estado. Sua infraestrutura possui cinco novos laboratórios (de Informática, Física, Química, Controle de Qualidade e de Máquinas de Transformação de Plástico).

– Neste CVT está instalado o que existe de mais moderno para a formação de um profissional na área de polímeros. Esse investimento é para dar oportunidade ao jovem e, através da educação, diminuir as diferenças entre quem tem e quem não tem condições financeiras – enfatizou o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso.

A escola oferece os cursos profissionalizantes de; Informática, Montagem e Manutenção de Computadores, Auxiliar em Administração de Redes, Operador de Editoração Eletrônica, Assistente Administrativo, Operador de Telemarketing, Operador de Injetora e Extrusora de Plásticos, Estoquista ou Almoxarife, Reciclagem de Polímeros, Inglês e Espanhol. Além do curso Técnico em Plástico, na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio.

A unidade, anteriormente localizada na Praça do Rosário, oferece uma Faetec Digital, espaço onde a população pode acessar serviços públicos online como imprimir contas de água, luz e telefone, pagar impostos como IPVA e ICMS. Além de acessar e-mail, elaborar currículos, procurar vagas de emprego, realizar pesquisas escolares e cursos à distância.

Políticas públicas

O CVT Saracuruna é o segundo instalado nas dependências de um Ciep. O primeiro foi o CVT Santa Cruz da Serra que fica no Ciep 320 – Ercília Antônia da Silva, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sect e a Secretaria de Educação (Seduc).

De acordo com o convênio, metade das vagas ofertadas no curso Técnico em Plástico, na modalidade Concomitante, para os alunos que estão cursando o Ensino Médio, serão oferecidas aos alunos do Ciep. Ou seja, o aluno irá fazer o Ensino Médio no Ciep e terá a formação técnica no CVT. A parceria começa a valer em 2013.

– Existem formas de fazer políticas públicas, uma delas é a inteligente. Estamos oferecendo valor agregado para a formação dos jovens que podem ser beneficiados com o ciclo de desenvolvimento econômico vivenciado pelo estado – observou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

O presidente da Faetec, Celso Pansera, também destaca a importância da parceria.

– Esse é um projeto de integração entre a Sect e a Seduc que irá oferecer ensino integral proporcionando formação técnica ao cidadão – explicou Celso Pansera.

Em 2013, também está prevista a instalação do curso Técnico em Informática. Os interessados devem ficar atentos ao site que fornece informações sobre os concursos realizados pela Fundação.

O CVT Saracuruna fica no Ciep 229 – Cândido Portinari, rua Cândido Portinari, S/N, em Saracuruna, Duque de Caxias.