Faetec em Vassouras

Nesta segunda-feira (6/8), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), inaugurou no município de Vassouras, localizado na Região Centro-Sul fluminense, mais uma unidade do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante - CETEP, que recebeu um investimento de R$ 2 milhões e tem capacidade para formar cerca de dois mil alunos por ano.

 A inauguração foi realizada pelo governador Sérgio Cabral, pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando de Souza Pezão, pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, e pelo presidente da Fundação, Celso Pansera.

 Fotos: Bruno Barreto / Faetec

Celso mostra ao governador as salas de aula e os ambientes projetados para

acessibilidade de portadores de necessidades especiais

 

Durante a visita, o governador comentou a importância dessas novas oportunidades para a região e as parcerias de sucesso do momento.

– Temos aqui uma clara demonstração de parceria com a Prefeitura de Vassouras. Ter uma especialização faz a diferença na conquista do emprego inclusive no nível salarial. Aqui será possível aprender Idiomas, Informática, Hotelaria e isso é extraordinário. Esse grande complexo educacional é um presente para Vassouras – ressaltou Cabral.

Com área construída de 375 m², o Cetep formará profissionais para atender as demandas nas áreas de prestação de serviço, comércio e hotelaria. No momento, são oferecidas 364 vagas para os cursos. As aulas acontecerão de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h40.

A unidade oferecerá cursos profissionalizantes nas áreas de Assistente Administrativo, Camareira em Meios de Hospedagem, Espanhol, Informática I, Inglês, Promotor de Vendas, Recepcionista, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Vendedor. Serão oferecidas 20 vagas por curso e a carga horária varia de 180 a 320 horas. Além destes cursos há o acesso gratuito a internet - Faetec Digital, na qual estão disponibilizados 6 computadores para que a população possa efetuar pesquesas escolares, verificação de emails e os demais serviços públicos oferecidos através da Internet.

O Cetep Vassouras é a primeira da Rede Faetec no município e a sexta do Centro-Sul Fluminense, que já conta com unidades em Mendes, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Três Rios, além do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Três Rios, que foi inaugurado em junho deste ano.

Alunos comemoram o início das aulas da Faetec

Roselaine Souza, de 24 anos, falou da importância do município oferecer cursos gratuitos à população.

- Esta iniciativa é essencial, pois muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar um curso. Escolhi estudar a modalidade de Promotor de Vendas. Nasci para trabalhar com o público, sou uma pessoa muito extrovertida. Não poderia perder esta oportunidade de ingressar na Faetec - disse.

Para Luisy Alves, de 20 anos, a escolha de fazer os cursos de Espanhol e Recepcionista em Meio da Hospedagem foi motivada pelo vasto calendário de eventos que acontecerá no Estado do Rio de Janeiro.

- Por conta de Vassouras ser uma região turística, acabei escolhendo cursar estas duas modalidades, pois elas estão ligadas. Quero me especializar em vários cursos, pois ter cultura nunca é de mais revelou.