Faetec promove o "III Workshop - um mundo de oportunidades"

Com a presença de grandes empresas do cenário internacional, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realiza o “III Workshop: Um mundo de oportunidades”, no próximo dia 25 outubro, das 9h às 17h, no Campus de Quintino Bocaiúva, Zona Norte do Rio.

A proposta do evento é apresentar as potencialidades da Rede Faetec para a formação de mão de obra nos 158 cursos de Formação Inicial e Continuada do Trabalhador (FIC), nos 39 voltados para o Ensino Técnico e nas cinco graduações para tecnólogos oferecidas nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado (Faeterjs), que abrangem múltiplos setores da economia.

Já estão confirmadas as presenças da Eletrobras, Light, Gerdau, Infoglobo, Marinha do Brasil, White Martins, Petrobras, dentre outras empresas nacionais e multinacionais de destaque em suas áreas de atuação.

Infraestutura

Para receber as empresas e os participantes será montada uma grande infraestrutura na área esportiva da Escola Técnica Estadual (ETE) República com 35 stands, palco e auditório. Nestes espaços serão oferecidas palestras, exposições e inscrições para oportunidades de emprego e estágio.

– A proposta é apresentar a Faetec e ampliar as oportunidades de estágio curricular e de oportunidade de emprego para os nossos alunos – explica a diretora, Bianca Fogli, da Diretoria de Articulação Educacional da Educação (Daie).

Já o gerente Jorge Camacho, da Atividade de Recrutamento, Seleção e Estágio da Petrobras, que esteve presente na apresentação do projeto em agosto, destaca a capacidade de formação de profissionais oferecida pela Fundação.

– O Workshop é produtivo, pois serve como divulgação e intercâmbio do potencial da Rede Faetec em oferecer mão de obra capacitada para o estágio e mercado de trabalho – destacou Camacho.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Workshop é realizado e a expectativa, assim como nos eventos anteriores, é de sucesso. Em 2010, mais de 8 mil pessoas visitaram os standes montados pelas empresas e conheceram as ações da Fundação e, no ano passado, o público chegou a 10 mil pessoas que assistiram palestras e fizeram inscrições para realizarem estágios e trabalharem em grandes empresas.

Ações sociais

Estarão presentes também no III Workshop, a Central de Apoio ao Trabalhador (CAT), o Detran RJ, a Fundação Leão XIII e a Secretaria de Trabalho e Renda (SETRAB) que irão promover uma série de ações sociais como balcão de emprego, isenção de taxas cartoriais para 2ª via de documentos, além de emissão de carteira profissional e carteira de identidade.

IV Fórum de Prevenção em Dependência Química

E durante o evento também acontece o IV Fórum de Prevenção em Dependência Química no Contexto Escolar, no Campus Quintino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Zona Norte do Rio. A proposta tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos das drogas.

– O Fórum é a culminância de todo um trabalho que é realizado na Fundação sobre as drogas. O encontro serve para trocar experiências entre os profissionais envolvidos com o tema – observa a coordenadora do Núcleo de Serviço Social, Fernanda Bandeira.