Governador inaugura o primeiro Cetep de São José de Ubá

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, inaugurou, na última sexta-feira (7/12), o primeiro Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), no município de São José de Ubá, localizado na Região Noroeste Fluminense.

Foto: Rafael Barreto / Faetec

Cabral e autoridades prestigiam a inauguração da nova unidade

A solenidade contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo da Costa Leite, do prefeito de São José de Ubá, José Hylen Gomes, do presidente da Rede Faetec, Elder Lugon, e de autoridades locais.

O 64º Cetep da Fundação é voltado para as áreas de Serviços e Construção Civil, e abrirá 400 novas vagas em janeiro de 2013. São oito cursos que estão em pleno funcionamento desde junho deste ano, atendendo as necessidades de mão de obra qualificada da região. São eles: Cabeleireiro, Eletricista Instalador predial de baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Espanhol, Operador de Computador I, II, III, IV, Inglês, Manicure e Pedreiro de Alvenaria.

Impressionado com a estrutura da escola que possui 16 salas de aula, dois laboratórios de Informática e capacidade para formar aproximadamente 1.200 alunos por ano, o governador Sérgio Cabral fala sobre as novas perspectivas de mercado para os alunos.

– Hoje a realidade do ensino profissionalizante no Estado é outra. Temos um ensino profissionalizante de verdade, e que qualifica as pessoas. Quem faz curso aqui, seja de quatro meses, três meses ou de um ano, sai qualificado para o mercado de trabalho. O Rio é um Estado que cresce, e do que mais se precisa é de gente qualificada. Parabéns aos técnicos, diretores e professores, esse é um trabalho do secretário Alexandre Cardoso, hoje prefeito eleito de Duque de Caxias, junto com Celso Pansera (ex-presidente da Faetec), com o Elder, atual gestor da Rede, e toda a equipe em conjunto. Uma pessoa que busca a sua profissionalização, tem muito mais chances de conquistar um bom emprego e de ganhar mais – conclui o governador.

O presidente da Faetec, Elder Lugon, explica que cursos profissionalizantes no município irá reforçar o potencial da população.

– São José de Ubá, como todo o Estado do Rio de Janeiro, está em amplo crescimento. O interior precisa ser mais valorizado, e é isso que o Governo tem procurado fazer. A Faetec cumpre seu papel ao implantar uma unidade de qualificação profissional no Noroeste Fluminense. O município merece uma unidade como essa, que caminha junto ao desenvolvimento econômico do Estado. Estamos muito satisfeitos com as possibilidades de crescimento profissional para esta região – ressalta o presidente.