Faetec e UERJ celebram novo programa de estágio

Nesta quarta-feira (12/11), às 11h, será celebrado o Termo de Compromisso do Projeto Técnicos de Laboratório de Alta Complexidade (Teclac). A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

 

O Teclac tem o objetivo de trabalhar na formação de mão de obra técnica e de alta qualificação através do estágio curricular. O programa visa ampliar a formação dos alunos dos cursos técnicos da Fundação no uso de tecnologias de ponta nos Laboratórios de Alta Complexidade da Uerj. Esses espaços possuem equipamentos, maquinários, insumos e suporte técnico de excelência e demandam profissionais com capacitação específica para sua gestão e operação. 

 

Foto: Divulgação / Faetec

 

 Rogéria de Almeida: "Os alunos da Fundação terão contato com pesquisadores e doutores em suas áreas de atuação. O projeto será uma oportunidade de agregar valor a formação técnica e profissional"

 

Os Laboratórios são voltados para o estudo e experimentos de diversos campos como Petroquímica, Informática, Produção Audiovisual, Energia Elétrica, dentre outros setores estratégicos da produção e da pesquisa. 

– O convênio já comprovou ser um sucesso. Foram 384 alunos da Faetec que se inscreveram para a seleção e todos os 47 laboratórios da Uerj tiveram as vagas oferecidas preenchidas – comemora a diretora do Departamento de Inovação da Uerj, Marinilza Bruno de Carvalho.

 

Bolsistas

No Teclac serão 50 bolsistas, já selecionados nas Escolas Técnicas Estaduais da Rede Faetec, que irão realizar treinamento e pesquisa de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, quatro horas por dia, de segunda a sexta e que receberão R$ 800,00 por mês pela bolsa de estudo.  

– Além do estágio, os alunos terão contato com pesquisadores e doutores em suas áreas de atuação. O projeto será uma oportunidade de agregar valor a formação técnica e profissional – enfatiza a coordenadora técnica da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica da Fundação, Rogéria de Almeida.

A Diretoria de Articulação Institucional da Educação (Daie) e a Divisão de Estágio (Divest) da Fundação também participaram da confecção do Teclac.

O Termo de Compromisso do Teclac será celebrado na rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio.