Faetec tem novo cronograma - Concurso 2013.1

O processo seletivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para ingresso no primeiro semestre de 2013 já tem novo cronograma. Os 37.016 candidatos, sendo 34.655 que concorrem aos cursos de Ensino Médio/Técnico e 2.361 na disputa do vestibular da Rede, farão os exames no dia 20 de janeiro - domingo.

 

Desde o cancelamento das provas, aplicadas em 2 de dezembro, a direção da Faetec e da empresa Consulplan, responsável por organizar e coordenar o certame, trataram estratégias para que os exames sejam reaplicados com serenidade.

– Fomos incansáveis na busca de uma solução para que os candidatos que desejam ter acesso ao ensino da Rede não fossem prejudicados. A data escolhida foge ao cronograma de outras instituições, cujo segmento é o mesmo.  A Fundação atuou com serenidade na elaboração desse novo calendário para que os candidatos façam suas provas com tranquilidade – destaca o presidente da Fundação, Elder Lugon.                                                                                   

                                                                                                         Foto: Rafael Barreto/Divulgação

Alunos durante aula do curso técnico de Eletrotécnica, na ETE João Barcelo Martins, em Campos, Norte Fluminense

 

O sorteio referente aos candidatos às vagas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Proeja continua valendo, e o resultado pode ser encontrado na página da Faetec no dia 26 de dezembro.

Há uma ressalva para a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, cuja primeira fase foi um Teste de Habilidades Específicas (THE). A previsão é que o resultado dessa primeira etapa seja divulgado no dia 19 de dezembro. A segunda fase dos selecionados, anteriormente agendada para os dias 15 e 16 de dezembro, passou para 2 e 3 de fevereiro de 2013.

A partir da próxima segunda-feira, dia 17, os candidatos poderão acessar no site da Faetec para confirmar ou retificar as informações do Cartão de Confirmação de Inscrição. Vale destacar que os candidatos terão até sexta-feira, 21, para realizar esse procedimento. O novo Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível a partir de 8 de janeiro de 2013.

– É importante que os candidatos ou seus responsáveis verifiquem com antecedência a escola onde farão prova, para que não ocorra novamente o problema de candidatos se dirigirem a locais para os quais não estavam alocados. A Consulplan vai remanejar os candidatos procurando instalá-los em unidades de provas mais próximas de suas casas, mas o sucesso da nova aplicação só será possível se os candidatos ou seus responsáveis verificarem com antecedência seus locais de provas e se dirigirem para onde exatamente foram alocados – destaca o presidente da Consulplan, Elder Abreu.

Os candidatos terão quatro horas para finalizar a prova, que começará às 13h, seguindo até as 17h. A orientação é que todos os candidatos cheguem ao local de prova apontado no Cartão de Confirmação de Inscrição com, no mínimo, uma hora de antecedência, portanto às 12h. É necessário levar um documento de identificação (original com foto) e caneta esferográfica preta ou azul.