Faetec oferece mais de 75 mil vagas em cursos profissionalizantes, inscrições a partir da próxima segunda (1/7)

 

  

 Mais de 75 mil oportunidades em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado do Rio serão abertas, na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. São 108 unidades escolares da Rede com ofertas de capacitação profissional.

 

Ao todo, são 79.930 vagas em áreas como Construção Civil, Beleza, Produção Cultural e Design. Nesta rodada, outros cursos foram lançados diversificando o leque de oportunidades para a população. As novas chances de aprimoramento profissional serão oferecidas nas áreas de Saúde, Audiovisual e Idiomas.

 

Em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, a Faetec investe na vocação Audiovisual da cidade, ofertando mais de 200 vagas para formação no mercado cinematográfico nos cursos de Editor de Animação, Assistente de Produção Cultural, Sonoplasta, Figurinista, entre outros.

 

– Nessa terceira rodada, o grande destaque é a abertura de vagas para diversos cursos de Audiovisual no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Barra do Piraí, tornando-se o primeiro do Brasil a se voltar para esse setor, grande vocação daquele município. Com isso, continuamos cumprindo nosso papel de ofertar à população cursos que vão capacitar o cidadão a estabelecer vínculos de trabalho em sua própria região – disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

                                                                                                         Foto: Faetec/Divulgação


Aluna do curso de panificação durante aula realizada em unidade da Rede Faetec 


Na área de Saúde, a Faetec traz 240 vagas em cursos, sendo três novos: Atualização em Saúde do Idoso, Agente de Combate às Endemias e Shiatsuterapia. E para Idiomas, incluindo a oferta mais recente de 100 vagas para Italiano no Cetep Mangueira, são cerca de 20 mil vagas.

 

Para o presidente da Faetec, Celso Pansera, a abertura de mais cursos garantirá à população também novas chances de inserção no mercado de trabalho.

 

– À medida que a Faetec se atenta às novas demandas, a população tem mais possibilidades de ser inserida no mercado de trabalho. A aposta em novos cursos abre mais portas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de investir na capacitação do cidadão – ressalta Pansera.

 

As inscrições, que terminam no dia 12 de julho, são gratuitas e serão realizadas somente no site da Rede (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma das 89 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

 

O sorteio público das vagas será feito em 16 de julho, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão de 17 a 25 do mesmo mês para efetivar a matrícula. As aulas começam em 5 de agosto.

  

 Serviço:

Inscrição: de 1º a 12 de julho

Sorteio: 16 de julho

Matrícula: de 17 a 25 de julho

Matrícula de Vagas Ociosas: de 31 de julho a 2 de agosto

Início das aulas: 5 de agosto