Unidades da Faetec receberão os peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude em julho

Mais um grande evento promete agitar o Rio de Janeiro nos próximos dias. A vinda da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para acontecer entre os dias 23 e 28 de julho deste mês, trará pela primeira vez ao país o Papa Francisco. São mais de 2 milhões de jovens do mundo inteiro, principalmente da América Latina, que irão ao encontro do pontífice. Para receber essa quantidade de pessoas, a cidade está se mobilizando a fim de atender com segurança e conforto a todos.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, abrirá as portas de sete unidades, abrigando 3.100 peregrinos da JMJ. O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Marechal Hermes, na Zona Norte, comportará mais jovens, totalizando 1.000.

– Contaremos com funcionários da Faetec para atender a qualquer eventualidade. Oferecemos instalações com o mínimo de conforto e segurança para receber os participantes de tão importante evento. Quanto ao acolhimento à Jornada Mundial da Juventude, ficamos honrados por termos sido prestigiados com a presença de 1.000 peregrinos e esperançosos de que esse momento tão importante para o mundo solidifique a paz e o amor entre os povos – ressaltou o coordenador da unidade Francisco Ribeiro.

Foto: Divulgação / Faetec

Cetep Marechal Hermes receberá 1.000 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude

As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Adolpho Bloch, Ferreira Viana, Juscelino Kubitschek, Visconde de Mauá, além do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Santa Cruz e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) também acolherão os jovens. Os locais foram previamente visitados pelo Comitê Organizador Local, que apontaram quais poderiam ser utilizados para pernoite, e o Cetep Barreto será lugar para a catequese.

A cidade está se mobilizando para receber os peregrinos no período de 21 a 31 deste mês. Para a acomodação dos participantes, a Arquidiocese iniciou uma campanha no ano passado para que a população possa acolhê-los em suas residências. Igrejas e outras instituições de ensino também estão se preparando para a semana da JMJ.

Segundo o diretor da Adolpho Bloch, escola da Faetec localizada em São Cristovão, José Adriano da Silva Alves, é uma contribuição da escola receber esses jovens e ser solidário.

– Vamos oferecer condições confortáveis para os peregrinos, e seremos solidários em um evento que inspira a fé e troca de culturas. Esperamos que a JMJ transcorra da melhor forma possível, sobretudo no que diz respeito a nossa unidade escolar – ressalta o diretor da unidade que receberá 240 pessoas.

A Jornada Mundial da Juventude apresentará solenidades religiosas e culturais por toda a cidade do Rio. O Papa Francisco chega à cidade no dia 22 deste mês, realizando o encerramento em Guaratiba com a Vigília no dia 27 e a Missa de Envio no dia 28 às 10 horas da manhã.

Saiba mais sobre o Papa Francisco

O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Com nome de batismo de Jorge Mario Bergoglio, o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano sucedeu o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. De origem de família italiana, seu pai era ferroviário e sua mãe, dona de casa. Fez graduação e mestrado em Química pela Universidade de Buenos Aires. Na juventude teve um problema respiratório que ocasionou a perda de um pulmão. É o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos e o único jesuíta da história. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito Papa em 13 de março de 2013.