Inscritos em concurso da Faetec já podem retirar cartão de confirmação para realizar provas no domingo, dia 8

 Inscritos em concurso da Faetec já podem retirar cartão de confirmação para realizar provas no domingo, dia 8

Os candidatos que se inscreveram no concurso da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para ingresso em 2014 devem ficar atentos ao prazo para retirada do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível no site www.faetec.rj.gov.br. O comprovante conterá o número para concorrer ao sorteio, no caso da Educação Infantil, Fundamental, Emeja e Proeja, e para quem fará provas no dia 8 de dezembro, terá o horário e o local de cada candidato. Este ano, foram registradas mais de 105 mil inscrições para o preenchimento de 9.620 vagas. 

                          

A seleção do concurso será realizada tendo como base o número do primeiro prêmio da Loteria Federal, de 7 de dezembro. Para os candidatos que forem realizar provas, o processo seletivo será no dia seguinte (8, que é um domingo). Os inscritos devem ficar atentos ao cronograma que traz o resultado e o período de matrícula conforme o anexo I do edital do concurso.

 

As oportunidades para ingressar em uma das unidades da Faetec, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, são para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio de Nível Técnico e Superior (Licenciatura e Tecnólogo). Destaque para a formação Técnica, com mais de 67 mil inscritos em todo o Estado. 

                                             

                                                                                                                 Foto: Divulgação/Faetec

Aluna do curso Técnico em Eletrotécnica durante aula no laboratório da Escola Técnica Estadual (ETE) João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu

 

Do total de oportunidades oferecidas em todo o Estado, 7.640 são destinadas aos cursos Técnicos, visando atender setores estratégicos da economia do Estado como Hospedagem, Análises Clínicas, Agenciamento de Viagens, Telecomunicações, Construção Naval, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, entre outros. 

 

A Região Metropolitana foi um dos destaques, contabilizando mais de 80 mil inscrições para diferentes níveis de ensino. O segmento mais disputado é o Ensino Médio Técnico Integrado, com 32.142 pessoas participando do processo. 

 

Para os cursos de nível Superior, 8.276 candidatos estão na disputa das 632 vagas para Licenciatura em Pedagogia e os cursos de Tecnólogos, como Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Logística e Gestão Ambiental, entre outros, oferecidos no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj); no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes, e nas Faculdades de Educação Tecnológica (Faeterjs), instaladas em todo o Estado. O mais concorrido é o de Pedagogia, oferecido na unidade no Iserj, com mais de mil cadastros e relação de 54 candidatos por vaga.

 

Para o Ensino Fundamental são mais de 25 mil inscritos para 905 vagas. Destaque para a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, que disponibiliza 160 oportunidades para as turmas 6º, 7º, 8º e 9º anos, contabilizando mais de 8.500 inscrições. A procura foi tão grande que no 9º ano, por exemplo, a relação é de 183 candidatos por vaga. 

 

Já para a Educação Infantil são 348 vagas distribuídas nos Colégios de Aplicação (Caps) do Isepam e Iserj e da Casa da Criança. Mais de 4.530 interessados se inscreveram para a seleção. 

 

Há também 220 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e 15 para Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (Emeja).