Projeto Orla Digital

No dia 27 de julho, moradores, turistas, visitantes e freqüentadores da orla de Copacabana obtiveram informações sobre como funciona o acesso gratuito à internet, através da rede de banda larga sem fio, que consiste o projeto Orla Digital, em frente ao Copacabana Palace.
O projeto foi inaugurado no dia 2, pelo governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Este é o primeiro resultado prático do projeto, lançado em janeiro deste ano, sob a coordenação técnica da COPPE / UFRJ, e financiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), com verba da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Orla Digital conta com o apoio da prefeitura, que disponibilizou a infra-estrutura de postes e dutos da RioLuz, para a instalação de equipamentos de rádio e a passagem de cabos de fibra ótica.

Seguindo seu cronograma de implantação, o Orla Digital será realizado em duas etapas, a primeira em 22 de julho e a segunda no fim de agosto deste ano. A medida é necessária devido ao pioneirismo do projeto: será verificada a demanda do serviço na primeira etapa, para que ajustes finos e demais correções possam ser realizados, afim de manter a qualidade em toda a orla.

O projeto técnico é coordenado pelos professores Luís Felipe Magalhães de Moraes e Claudio Amorim, responsáveis, respectivamente, pelos Laboratórios de Redes de Alta Velocidade (Ravel) e Computação Paralela (LCP), do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ.

O acesso sem fio à internet cobrirá toda a Avenida Atlântica, podendo ainda alcançar trechos de algumas ruas transversais próximas à orla. “A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, para um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20%”, ressalta o secretário.