Uma nova geração de Escola Técnica

Chegou ao Parque Muisa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em parceria com a prefeitura, uma nova geração de escola técnica, voltada para a Construção Civil. 

A inauguração e o início das aulas aconteceram sexta-feira, dia 12 de setembro, às 10h, na Av. Presidente Kennedy, 10.036, antigo Externato Cruzeiro do Sul.  A solenidade contou com a presença do governador, Sérgio Cabral, do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e do presidente da Faetec, Nelson Massini, dentre outras autoridades.

Trata-se do  Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Parque Muisa, que inicia suas atividades com 310 vagas, já preenchidas, em sete cursos na área da Construção Civil: Armador, Apontador de obras, Bombeiro hidráulico, Carpinteiro de formas, Eletricista predial, Ladrilheiro, Pedreiro. A Faetec é responsável pela coordenação pedagógica dos cursos.

Mil e trezentas pessoas disputaram, através de sorteio realizado no último dia 2, as 310 vagas.  Pôde se inscrever, para qualquer curso, quem tinha, no mínimo, 18 anos e o 5º ano (antiga 4ª série) concluído.

Os CVTs fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da mesma pasta, e tem como objetivo propiciar a formação profissional, levando em conta a vocação e os arranjos produtivos da região onde se insere.