Governador e Secretários inauguram Trem-Escola

O Governador Sérgio Cabral, o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso e o secretário de Transportes Júlio Lopes inauguraram no dia 15 de dezembro, ao meio–dia e meia, na estação ferroviária de Nilópolis, o primeiro vagão do projeto Trem-Escola, que oferecerá cursos profissionalizantes nos bairros e municípios ao longo da malha ferroviária do estado. Serão atendidos, mensalmente, 400 alunos no horário de 7 às 20h, de segunda a sábado.

O projeto, inédito no país, foi desenvolvido nas Oficinas de Manutenção da Concessionária SUPERVIA, parceira no Trem-Escola e que realizou os serviços de manutenção dos sistemas mecânicos e pneumáticos do vagão. Contou com a mão-de-obra dos alunos e professores da Escola Técnica Estadual de Transportes Engenheiro Silva Freire, ligada à Rede FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica), em um processo pedagogicamente enriquecedor. A participação dos alunos e professores foi essencial para a consecução do objetivo e elemento motivador na formação dos alunos, que tiveram a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos. No processo, participaram diretamente 08 professores e 30 alunos.

A Escola sobre trilhos teve seus ambientes concebidos especialmente para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes, com ar condicionado, computadores, televisão e antenas parabólicas, além de acesso à internet, onde a comunidade poderá realizar pesquisas e imprimir segunda via de documentos. São esperados mais de 3500 acessos/mês à rede.  

O projeto foi concebido conceitualmente pelos engenheiros Mauro Soares Tavares (diretor da ETE de Transportes Silva Freire) e José Luiz Lopes Teixeira Filho e, pelo arquiteto Victor Noel Saldanha Marinho, tendo sido apresentado e premiado no Congresso Panamericano de Ferrovias, que se realizou em Cuba no ano de 2000.

A Escola Silva Freire, elemento fundamental na implantação do Trem-Escola, ministra atualmente cursos técnicos na área de transportes (logística, manutenção elétrica metro-ferroviária e manutenção mecânica metro-ferroviária), cursos básicos profissionalizantes nas áreas de eletrônica, eletricidade, pneumática, automação, logística, solda, tornearia, além de cursos de informática e de idiomas (inglês, francês, espanhol e português), atendendo a aproximadamente 1.300 alunos.