Novidades na região do Vale do Café

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugura nesta segunda-feira (28/02), na cidade de Barra do Piraí, no Médio Paraíba, o 28º Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da rede. Essa será a segunda escola da Faetec na cidade – a outra unidade é um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep). A escola vai oferecer cursos voltados à vocação econômica da região. A inauguração acontece às 10h.

O mais novo CVT da rede de ensino da Faetec terá capacidade para formar até 1.385 alunos por ano. Inicialmente, estão sendo oferecidos os cursos de espanhol básico, inglês básico, informática básica e montagem e manutenção de micros. Para essas primeiras turmas, que já começaram as aulas, foram matriculados 456 alunos. Em junho, estão previstas novas inscrições para toda a grade de cursos do CVT, que inclui ainda os da área de moda – modelagem/corte e costura, corte enfesto e Industrial e bordado e customização – e o de computação gráfica. O projeto também prevê a instalação de laboratórios para que a escola ofereça cursos na área de audiovisual, aproveitando um potencial do município, que serve de locações para novelas e filmes. O investimento total no CVT Barra do Piraí foi de R$ 2,45 milhões.

Para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, os CVTs são uma importante ferramenta de desenvolvimento para o Estado.

– Os CVTs são escolas profissionalizantes mais modernas e oferecem cursos de acordo com a demanda econômica de cada região, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho e a fixação dos moradores em suas cidades com qualidade de vida. A reforma da educação brasileira passa pelo ensino profissionalizante, que é onde está o apagão de mão de obra. É a educação associada ao emprego –, afirma o secretário.

 

 

O presidente da Faetec, Celso Pansera, destaca a possibilidade de formação de mão de obra em Barra do Piraí e em cidades vizinhas. 

 

– Barra do Piraí ganha um CVT que irá potencializar, e muito, a economia local, respeitando a vocação da região, que está voltada principalmente para as áreas da moda e da produção audiovisual. Seguindo nosso maior objetivo que é formar mão de obra especializada e de excelência em todo o Estado, iremos qualificar os cidadãos do município e adjacências para as profissões do futuro, cujo mercado de trabalho já emprega e é crescente – diz Pansera.

Esse é o quarto CVT entregue pela Faetec à população do Estado em menos de duas semanas. Os outros foram os CVTs Engenho Novo, Miracema e São Pedro da Aldeia. Com isso as 28 unidades passam a ter capacidade para formar 37.107 alunos a cada ano em todo o Rio de Janeiro. Estas escolas oferecem 88 cursos diversos para a formação de mão de obra profissional de qualidade visando o mercado de trabalho em áreas tão distintas como a construção civil, metal mecânica, solda, moda, automotiva etc.

Estão confirmadas as presenças do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, além de outras autoridades locais.

O endereço do CVT Barra do Piraí é: Rua José Alves Pimenta, nº 1.500, no Matadouro, em Barra do Piraí.