Mais um CVT no interior do Estado

Foi inaugurado no dia 23/02, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A vigésima sétima unidade de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). A solenidade realizada na sede da unidade, contou com a presença do secretario de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Trabalho Brizola Neto, o presidente da Faetec Celso Pansera, além de autoridades locais como o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho.

Fotos: Rafael Barreto

Desceramento da placa de inauguração do CVT de São Pedro da Aldeia

Com capacidade para formar 1.206 alunos por ano, o CVT São Pedro da Aldeia oferece cursos profissionalizantes de massas salgadas, patisserie, panificação, eletricista predial, instalador mecânico de ar condicionado tipo split, bombeiro hidráulico, inglês básico com ênfase em conversação, espanhol básico com ênfase em conversação, informática I e refrigeração. Essa é a segunda unidade de ensino da Faetec no município, que já conta com um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep).

CVT de São Pedro da Aldeia

O CVT de São Pedro da Aldeia vem para "suprir a falta de cursos profissionalizantes específicos para a qualificação profissional da cidade e região", pondera a coordenadora do CVT, Márcia de Paula Faria. Além de servir "como vetor de transferência tecnológica com a economia local e o empresariado", destaca o coordenador de projetos CVTs, Antônio Reis.

Leque de oportunidades

Com a inauguração do CVT de São Pedro da Aldeia, a rede de ensino da Faetec atinge no estado a capacidade de formar 35 mil alunos por ano, todos oriundos do ensino público e gratuito. "Acredito que estudar aqui vai abrir um leque de oportunidades na minha vida" comenta o aluno do curso de eletricista predial Alexandrer Patrício.

Alexandre Patrício, aluno CVT de São Pedro da Almeida

A mesma expectativa tem o portador de necessidades especiais e aluno do curso de bombeiro hidráulico André Luís dos Santos Gomes o qual afirma que "espero melhor a minha qualificação profissional e a minha empregabilidade". Como ressalta o presidente da Faetec Celso Pansera, "essa é a Faetec de fato nova".

"O projeto desta unidade é um modelo de referência para todo o Brasil. Além de esta ser uma escola da modernidade, também gera sonhos e realizações", sintetiza o secretario de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inaugura o CVT de São Pedro da Aldeia

O prefeito Carlindo Filho, além de destacar o avanço no ensino profissionalizante que o município ganha com a unidade, também agradeceu a todos que participaram na atração do investimento para a cidade, como a Faetec e o governo do estado.

CVT São Pedro da Aldeia

End.: Rua A, s/nº - Nova São Pedro - São Pedro da Aldeia - RJ