A história da internet

A Internet é a maior rede mundial de computadores existente na atualidade, proporciona a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Ela conecta pessoas para os mais variados fins e tem contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barreiras como distância, fronteiras, fuso-horário, etc.
A internet nasceu e foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria (
designação atribuída ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda guerra mundial- 1945 e a extinção da União Soviética- 1991)
com o nome de ArphaNet, para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos. Quando a ameaça da Guerra Fria passou, a ArphaNet tornou-se inútil e os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Desde então, foi permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades dos Estados Unidos, as quais, sucessivamente, passaram para as faculdades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos tivessem acesso.
No Brasil, até recentemente, no início da década de 90, o acesso era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa.
Foi a partir da ECO-92, conferência da ONU sobre Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, que a Rede deixou de ser exclusividade do mundo acadêmico e serviu como meio de comunicação para jornalistas e organizações não-governamentais (ONGs) que participaram do evento. Vale lembrar que a internet está no Brasil há mais tempo, mas era um privilégio ao qual apenas o meio acadêmico tinha acesso, com o passar dos anos, além de surgir a oportunidade para que usuários fora das instituições de ensino obtivessem acesso, a iniciativa privada passou a fornecer o serviço.
Muita coisa mudou nesses anos e hoje a Internet é uma ferramenta fundamental na vida das pessoas e primordial para o funcionamento dos negócios, não só no Brasil como em todo o mundo. Tornou-se, definitivamente, um instrumento de comunicação, informação, trabalho, entretenimento e principalmente de inclusão social para todos os brasileiros.