Novo Centro Vocacional Tecnológico

O governador Sérgio Cabral inaugurou, na manhã de segunda-feira (18/04), o 29º Centro Vocacional Tecnológico  - CVT Alemão, que fica em Olaria, bairro da Zona Norte do Rio. O CVT Alemão capacitará até 1.946 profissionais por ano para o mercado de trabalho nas áreas de moda, serviços de manutenção e informática, sendo a segunda unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) nesses segmentos.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o presidente da Faetec, Celso Pansera; o comandante militar do Leste, general Adriano, representando a Força de Pacificação; autoridades políticas e lideranças da região. Neste evento a Banda da Escola de Música Baden Powell, sob a regência do maestro Ronaldo Pacheco, também se apresentou.

 

                                                                                                                         Fotos: Rafael Barreto/FAETEC

A sede do novo CVT no Complexo do Alemão, que fica na Avenida Paranhos, em Olaria

 

 

Para o governador Sérgio Cabral, são diversos serviços e obras que foram investidos no Complexo do Alemão, em parceria com o Governo Federal, como o teleférico, as quase 1.800 unidades habitacionais, a UPA 24 horas, escolas técnicas, obras para o lazer, entre outros, que somam mais de 500 milhões de reais.

 

- Nada mais supera a paz. Hoje, o Governo do Estado se faz presente e trabalha pela cidadania da população, com parceria iniciada com o presidente Lula e continuada com a presidenta Dilma. Uma política de segurança que fez com que as Forças Armadas acreditassem na gente. Quero agradecer o trabalho do secretário Alexandre Cardoso, que já investiu mais de 1 bilhão e 100 milhões de reais em 4 anos de gestão, através de recursos da Faperj – declarou Sérgio Cabral, que na ocasião anunciou ainda a inauguração de internet de banda larga gratuita no Complexo em junho deste ano e a legalização de serviços de TV a cabo privado a baixo custo.

 

 

Com a palavra, o governador Sérgio Cabral acompanhado do vice-governador Luiz Fernando Pezão,
do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inaugurando o 29º CVT
 

 

- Os CVTs são escolas modernas que mudam a vida das pessoas. A idéia para o Alemão é formar mão de obra na área de moda e transformar a comunidade em um pólo de produção. Temos um projeto que visa capacitar o aluno em moda íntima. Isso é pensar na recuperação econômica do Complexo – reafirma  Alexandre Cardoso.  

O presidente da Faetec, Celso Pansera, informou que este ano já foram entregues cinco unidades da Rede e esta nova unidade do Alemão sai inaugurada com dez laboratórios, uma Faetec Digital, sala multimídia e um complexo de cursos para qualificar toda a comunidade.

 

 

Em sua fala, o presidente da Faetec Celso Pansera elogiou toda a equipe que trabalhou
para se chegar ao dia de hoje.
 

 

Inscrições e Sorteio 

 

As inscrições para as 652 vagas foram abertas logo após a inauguração e se estendem até o dia 6 de maio. O CVT Alemão, nesta primeira fase, oferece os cursos de informática básica, montagem e manutenção de microcomputadores, modelagem, corte e costura, bordado e customização, refrigeração, instalador de ar condicionado split, operador de telemarketing, assistente administrativo e recepcionista.

 

 

Laboratório de Corte e Costura

 

Para a estudante Clara Castro, de 19 anos, que pretende fazer o curso de assistente administrativo, logo que soube da inauguração pela televisão, veio garantir sua inscrição. Já a moradora Karla Rosa, com 20 anos, pretende se qualificar ao máximo na área de serviços para conseguir melhores oportunidades de trabalho. A instrutora do CVT Alemão, Shirlei Bernine, afirma que em três meses de duração de curso, o aluno sai preparado para disputar o mercado de trabalho.

 

 

A instrutora de Assistência Administrativa, Shirlei Bernine,
com as estudantes Clara Castro e Karla Rosa, em sala de aula

 

 

Aberto ao público, o sorteio ocorre no dia 9 de maio e a matrícula será feita entre os dias 10 e 14 de maio. As aulas começam dia 16 de maio. É preciso levar documento de identidade ou certidão de nascimento original na inscrição. Já para efetuar a matrícula, o aluno deve apresentar a identidade original, cópia do CPF da mãe, comprovante de residência, escolaridade e uma foto.