A Faetec e o dia do Trabalhador

Durante muito tempo, entrar no competitivo mercado de trabalho fluminense era um grande desafio. Hoje, com a maciça criação de vagas de trabalho com carteira assinada, as chances de emprego cresceram e muito, oportunizando uma grande parcela da população com trabalho e dignidade. No 1º de maio, Dia do Trabalhador, os cidadãos do Estado do Rio de Janeiro não terão apenas um motivo para comemorar, mas os 23.883 empregos formais registrados nos três primeiros meses desse ano.

E a Faetec tem participação significativa nessa comemoração, pois é responsável pela formação profissional de milhares de cidadãos por ano. Para o presidente Celso Pansera, a atuação da Faetec é essencial para o desenvolvimento do Estado e a mão de obra qualificada é fator preponderante tanto para o mercado de trabalho quanto para a sociedade que dela se beneficia.

Através da educação profissional e tecnológica oferecida nas unidades de ensino da Rede, em todo o Estado, é possível que o cidadão tenha acesso ao conhecimento de ponta, tendo como principal objetivo a inserção no mercado de trabalho por meio dos mais variados cursos. E o melhor é que as empresas têm identificado nesses cursos os profissionais necessários para os seus serviços, abastecendo assim, o mercado de trabalho.

 

Fotos: ASCOM FAETEC 

Rosimar de Sousa, ex-aluna do curso básico de corte e modelagem industrial do CVT Quitungo,
 que já abriu sua empresa

 

 O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Quintino e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Correios são dois dos muitos bons exemplos de que boa capacitação e empregabilidade caminham lado a lado para que os objetivos da Faetec sejam alcançados.

O primeiro, CVT Quintino, disponibiliza cursos na área automotiva e conta com 12 profissionais de educação, entre professores e instrutores. As mais de 220 vagas distribuídas entre os cursos de injeção eletrônica/ GNV, eletromecânica, mecânica de motor diesel, sonorização, lanternagem e pintura, estão totalmente preenchidas. A boa notícia é que todos os três mil alunos que passaram pela unidade concluíram seus cursos e uma boa parcela está no mercado de trabalho, exercendo suas profissões.

 

aluno do CVT Quintino no Laboratório Automotivo

 

Já o CVT Correios, o qual disponibiliza 19 cursos voltados para a construção civil e serviços, está a todo vapor. Inaugurado em maio de 2009, já formou mais de dois mil alunos, e começou o ano de 2011 com mil matriculados distribuídos entre as seguintes áreas: NR10, apontador, armador, encanador bombeiro hidráulico, carpinteiro de forma, eletricista predial, ladrilheiro, pedreiro, refrigeração de ar split, manutenção de eletrodomésticos, cabeleireiro profissional, manicure e pedicure, maquiagem, assistente administrativo, operador de telemarketing, cisco-tecnologia da informação e montagem e manutenção de micro. A unidade ainda oferece Ensino para Jovens e Adultos (EJA). O resultado desse investimento é que dos dois mil alunos formados pelo CVT Correios, cerca de 30% estão empregados, exercendo com dignidade as profissões escolhidas.

 

aluna na aula de construção civil no CVT Correios

 

Mas nada disso seria possível sem a grande e competente equipe de profissionais que integra a Rede Faetec: são diretorias e suas divisões, assessores, corpo docente (professores e instrutores), e tantos outros funcionários com as mais diversas responsabilidades, que fazem da Faetec uma Fundação na busca constante por uma educação de qualidade em prol do cidadão fluminense. “Parabenizamos a todos os trabalhadores da Faetec que, com muita dedicação, garra e coragem, fazem da instituição um lugar de cooperação mútua, aprendizado e amadurecimento profissional. É muito gratificante estarmos juntos nessa empreitada”, felicita Celso Pansera.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, através de um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.