Faeterj Barra Mansa-01

Na última quinta-feira, dia 3, a cidade de Barra Mansa deu início a um sonho antigo de sua população. Agora os cerca de 170 mil habitantes do município terão acesso ao Ensino Superior gratuito e de qualidade, por meio da primeira Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) da região, uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A inauguração contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, da presidente da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, e demais autoridades.

Para o governador, a faculdade era uma dívida com a população local, que agora terá a possibilidade de ter conhecimento e aumentar a capacidade econômica da região, com o apoio da formação tecnológica de excelência oferecida pela Faetec.

– Se tivéssemos acreditado no sonho da Educação, nos Cieps de Brizola e Darcy Ribeiro, hoje o estado não precisaria investir tanto em polícia. O Rio de Janeiro pagou um preço muito alto. Agora é preciso olhar para isso, ao mesmo tempo em que temos que preparar o jovem, pensar no futuro. Essa Faeterj trará todo o subsídio necessário para a região crescer. A Petrobrás, por exemplo, contratará 250 mil funcionários nos próximos dez anos, e precisará de profissionais bem qualificados como os que passarão por aqui. Sempre digo que aperto onde tiver que apertar, mas a Educação sempre será prioridade e tratada com carinho – afirmou o governador. 

 O evento contou com a presença de autoridades e servidores da Faetec

 Por ano, a Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj) Barra Mansa terá 152 vagas no curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital. O investimento ocorrido na nova unidade atingiu a ordem de R$ 2,6 milhões. O prédio tem uma estrutura composta por oito salas de aula e dois laboratórios, sendo um de Informática e outro de Arquitetura e Rede, com simulação de sistemas de produção com softwares específicos. Ao todo, a Faeterj ocupa um terreno de 1.105 m².

– Hoje é um dia muito especial. Agradeço aos funcionários da Faetec que conseguiram levantar essa maravilha de faculdade em apenas três meses. Isso é fruto de um trabalho intenso e muita parceria com o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, com o governador Pezão, enfim, de todos. A Faeterj é um mecanismo de desenvolvimento. Nosso objetivo é levar uma unidade dessa a cada uma das cidades com mais de 50 mil habitantes no Rio de Janeiro. Estamos elaborando um plano para viabilizar isso. Não é difícil – disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira. 

A presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda, destacou a importância do trabalho em equipe, do entendimento entre as esferas de governo e das oportunidades que serão geradas para os jovens de Barra Mansa e entorno.

– Tenho 46 anos de magistério e nunca vi nada parecido em termos de investimento em Educação, como nos últimos sete anos e meio. O que os governadores Sérgio Cabral e agora Luiz Fernando Pezão fizeram, é um fenômeno de desenvolvimento. Nunca se olhou tanto para a Faetec como agora. Só aqui em Barra Mansa, no espaço de oito meses, conseguimos inaugurar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e agora essa Faeterj, trazendo horizonte para a nossa juventude – destacou a educadora.

O tecnólogo em Sistemas para Internet poderá gerenciar projetos de sistemas, desenvolvendo projetos de aplicação para a rede mundial de computadores e de integração de mídias nas páginas da internet. Este profissional ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais de intranet.  O aluno concluirá o curso, em três anos, habilitado ainda em cuidar da manutenção e segurança dos sistemas para a internet. O acesso será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Faeterj Barra Mansa fica na Rodovia Dr. Sérgio Braga, s/nº, Bairro Barbará - Barra Mansa.