CVT Itatiaia realiza 3º Seminário de Solda

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Itatiaia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou, na última sexta-feira, dia 8, a terceira edição do Seminário de Solda. O evento tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos para a formação e ingresso no mercado de trabalho.

A programação incluiu a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos de diversos cursos da unidade, assim como palestras de profissionais que trabalham no mercado de Solda, como o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ), que demonstrou os procedimentos na “Prevenção e Combate a Incêndios Derivados da Área de Soldagem”.

O presidente da Faetec, Celso Pansera, também participou do evento. O professor destacou a importância da qualificação profissional para o ingresso na indústria Metalmecânica e de Solda em uma região que abriga grandes empresas, como o Polo de Gás Químico e a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

– O mercado de Solda busca mão de obra cada vez mais qualificada e nós oferecemos essa capacitação de alto nível aqui – destaca o presidente.

Foto: Divulgação/ Faetec

O presidente da Faetec conversou com os alunos e também conheceu os trabalhos apresentados na exposição

Para o coordenador do CVT Itatiaia, Wagner Zanco, a importância do evento é porque apresenta a qualidade da formação oferecida na unidade para quem escolhe um curso na escola da Faetec.

– O seminário, que acontece a cada semestre, é um momento em que os alunos apresentam o que é feito e oferecido na unidade. E a cada evento os trabalhos apresentam mais qualidade e complexidade. O interesse do público pelas palestras apresentadas também aumentou – afirma.

O CVT Itatiaia foi inaugurado em março de 2010. Os dois pavimentos da escola somam uma área de mais de 1.100 m², oferecendo oito cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para formar profissionais qualificados para o mercado de serviços industriais no setor de Metalmecânica e Solda.