Página Inicial

Após abrir 340 vagas para cursos na área de cosméticos, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Nova Iguaçu inaugura suas instalações na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e do presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Nelson Massini. A solenidade está marcada para as 10h, na rua Dr. Paulo Froés Machado, 38, Centro de Nova Iguaçu. Após a inauguração, o CVT Nova Iguaçu iniciará suas atividades neste mesmo dia.

Criado com o objetivo de atender à demanda da região por cursos na área de cosméticos, sobretudo devido a vocação de Nova Iguaçu ser neste segmento, com 32 empresas respondendo por 11% da produção nacional, o CVT pretende formar ao ano cerca de 1.000 profissionais na área de estética corporal, manicure e pedicure, cabeleireiro profissional, assistente administrativo e estoquista. No segundo semestre de 2009, a população poderá concorrer ainda a uma das 60 vagas que serão oferecidas para o curso técnico em química com ênfase em cosméticos (subseqüente), a ser incluído no concurso da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Através da observação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Nova Iguaçu pode-se constatar a potencialidade do município para a área de cosméticos, sendo considerado o segundo maior pólo do segmento, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Estão localizadas na região empresas de renome do setor, tais como, Aroma do Campo, Niely, Embelezze, Hidran, Hair Fly e Suissa, que integram o pólo fluminense responsável pela exportação de produtos para países da Ásia e da África.

A importância do setor de cosméticos em Nova Iguaçu se reflete na missão deste CVT, que se destina a oferecer educação profissional que insira o aluno neste mercado de trabalho em consonância com as novas tecnologias. O CVT Nova Iguaçu está localizado em uma área de 600 m², sendo que destes, cerca de 150 m² são de laboratórios como físico-químico, estética corporal, manicure e pedicure, cabeleireiro profissional e informática. O investimento de implantação é da ordem de R$ 835 mil.  

Uma nova geração de CVTs em processo de inauguração até final de 2008

                O CVT Nova Iguaçu é o quinto a ser inaugurado dessa nova geração de escolas técnicas, criada com a proposta de capacitar tecnologicamente a população e articular oportunidades concretas de inserção profissional e produtiva do trabalhador de todas as idades.  As áreas de abrangência são as mais diversas e vão do segmento comercial, industrial e de informática à tecnologia automotiva, passando pela construção civil, moda, cosméticos e polímeros. Os próximos CVTs a serem inaugurados estão localizados em Bom Jardim e Caxias, com o CVT Olavo Bilac. Ambos com previsão de inauguração na segunda quinzena de outubro.

                Inaugurado em agosto,o CVT Saracuruna, localizado na rua Padre Marinho, 21, em Saracuruna, Duque de Caxias, ofereceu neste período 500 vagas em diversas áreas. Na lista figuram o curso técnico de Polímeros e os de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, tais como, o de Operador de Máquinas de Processamento de Materiais Termoplástico, além de outros de apoio, tais como, Informática I, Informática II, Operador de Telemarketing, Auxiliar de Escritório, Administração e Gestão de Micro e Pequenos Empreendimentos.

                Com o CVT Quintino, foram oferecidos cursos de pintura automotiva, lanternagem automotiva, eletromecânica de autos, injeção eletrônica e GNV, básico em mecânica a diesel e sonorização automotiva. Situada no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Quintino, que fica na rua Clarimundo de Melo, 847, a unidade está em pleno funcionamento, sendo inicialmente responsável pela formação de 260 profissionais nestas áreas relatadas.

                O CVT Santa Cruz também teve sua vocação direcionada para cursos na área automotiva, com injeção eletrônica e GNV e eletromecânica de autos. No total, foram oferecidas 200 vagas, no período de 7 a 11 de julho, para esta unidade, localizada no interior do Cetep Santa Cruz, que fica no Largo do Bodegão, n° 46, em Santa Cruz.  

                Recentemente inaugurado, o CVT Parque Muisa, em Duque de Caxias, está voltado para atender às demandas da região na área de construção civil. Para isso, foram oferecidas 310 vagas para Armador, Apontador de obras, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro de Formas, Eletricista Predial, Ladrilheiro e Pedreiro. Essa nova geração de escola técnica encontra-se localizada na Av. Presidente Kennedy, 10.036, no antigo Externato Cruzeiro do Sul.

                A mesma vocação foi atribuída ao CVT Resende, que fica na estrada Resende-Riachuelo, s/n°, no Morada da Colina, com cursos de armador, apontador de obras, carpinteiro de formas, ladrilheiro, pedreiro, soldagem eletrodo revestido nível 1, soldagem eletrodo revestido nível 2, bombeiro hidráulico e básico de eletricista predial. Ao todo são 249 vagas em áreas da construção civil, cuja atividade será iniciada na semana que vem, dia 29 de setembro.

                Para 2009, o técnico em Edificações será adicionado ao CVT Parque Muisa e CVT Resende.