EJA / EMEJA / PROEJA


Educação Jovens e Adultos (EJA) e Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio (Emeja)

A Faetec participa, desde 2010, do EJA, programa voltado para jovens e adultos que não completaram os anos do Ensino Fundamental. No caso do Emeja, desenvolvido desde 2011, o projeto é voltado por jovens e adultos que não terminaram o Ensino Médio. Com vagas preenchidas através de sorteio, desenvolvido em todas as unidades da Rede, o ensino de ambos é promovido no horário noturno, de segunda a sexta-feira.

Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas de ensino devem assegurar o acesso gratuito a jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular. E, conforme indicadores educacionais, a rede estadual se constitui na principal mantenedora da oferta de matrículas na educação de jovens e adultos para os ensinos Fundamental e Médio, tantos nos cursos presenciais, como nos semipresenciais (EaD), em parceria com a Fundação Cecierj, responsável efetivo pelo programa.

 

Proeja

Desenvolvido pela Fundação desde 2011, o Proeja é um programa da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É voltado para o aluno que possui o Ensino Fundamental e deseja ingressar no Ensino Médio Técnico. Esta modalidade de ensino é oferecida na Escola Técnica Estadual (ETE) Visconde de Mauá e na ETE Ferreira Viana, ambas na Zona Norte do Rio.