Projeto realizado na Faetec de Volta Redonda é laureado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
- Detalhes
- Publicado em Terça, 03 Setembro 2024 18:55
Coordenado pela professora Luciane Deus, o aplicativo WillChair propõe a conexão entre pessoas que necessitam adquirir itens de acessibilidade. Artigo sobre a pesquisa foi eleito o melhor no Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, evento hospedado dentro do congresso.
Referência na pesquisa e desenvolvimento tecnológico desde o Ensino Médio, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi destaque, através da presença de um de seus docentes, na quadragésima edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu entre 21 e 25 de julho, em Brasília, Distrito Federal.
Considerado o maior evento de computação e TI da América Latina, o CSBC reúne anualmente, cerca de 2000 participantes, entre profissionais, professores e alunos do Brasil e do exterior para apresentar e discutir os últimos avanços educacionais, científicos e tecnológicos do segmento. Para este ano, o tema escolhido foi “Deserto Digital: o mundo desconectado e não visto” e, a partir dele, dezenas de sub-eventos foram disponibilizados para que os participantes pudessem submeter suas pesquisas.
Docente do Curso Técnico de Informática da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, unidade da Faetec em Volta Redonda, Luciane Deus teve o artigo “WillChair: aplicação web para oferta e aquisição de itens de acessibilidade” eleito o melhor durante o Encontro Nacional de Computação de Institutos Federais, evento satélite hospedado no Congresso, cuja proposta é refletir sobre o passado e prospectar o futuro.
O artigo, apresentado por Juliana França, pesquisadora da UFRJ e co-orientadora do doutorado de Luciane, relata a experiência dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da ETE Amaury César Vieira no desenvolvimento do aplicativo, conforme explica a docente.
“Todos os anos temos gratas surpresas com os projetos de TCC apresentados e desenvolvidos pelos nossos alunos. A maioria deles parte de um vivência própria e é voltada para as necessidades da região. Tudo começa com um Design Thinking onde esses estudantes identificam os problemas de suas comunidades e como podem, com a construção dos apps, ajudar a resolvê-los. Há toda uma pesquisa em torno da usabilidade da ferramenta e foi isso que relatamos no artigo”, diz a professora.
Exibido na na Rio Innovation Week 2023, o WillChair é um projeto colaborativo que visa criar uma rede para conectar pessoas cuja necessidade gira em torno da aquisição de equipamentos de acessibilidade, sejam eles para aluguel, venda, troca ou empréstimo. A plataforma cadastra quem precisa e quem está oferecendo o artigo e a negociação ocorre diretamente entre esses pares, por meio de chats.
Desenvolvido pelos alunos Henrique Barbosa de Souza Jr, Milena Oliveira Freira, João Victor Almeida Rodrigues e Matheus Barbosa Nunes, agora egressos da unidade, o WillChair é mais um projeto elaborado a partir do incentivo às potencialidades destes futuros cientistas pesquisadores formados pela Faetec.
“A ideia do app surgiu a partir de uma experiência pessoal, minha mãe sofreu um acidente e necessitou usar, temporariamente, um andador, um equipamento que terminado o período de usabilidade em minha casa, poderia servir para outra pessoa. Não tratamos com negociação ou valores dentro da plataforma, mas estabelecemos o canal para que as pessoas possam encontrar, em valores acessíveis, os equipamentos que precisam, por um preço que podem pagar. Vimos que há muitas pessoas que usam determinado item por um período de tempo e depois não sabem o que fazer. Através da rede, esse equipamento pode chegar a outra pessoa”, diz João Victor Rodrigues.