Corantes retirados de pimentões e beterrabas, sistema de automação doméstica por controle remoto, luzes de uma boate abastecidas por energia produzida pelos próprios dançarinos. Esses são alguns dos projetos apresentados na edição 2015 do Etesc de Portas Abertas, evento realizado pela FAETEC Santa Cruz, nos dias 9 e 10 deste mês.

Fotos: Felipe Corrêa / FAETEC

A feira, aberta à visitação de grupos do Ensino Fundamental de outras escolas da Zona Oeste, mobilizou estudantes dos cursos de Eletromecânica, Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Química e Enfermagem da FAETEC Santa Cruz. Alunos do segundo ano do curso técnico em Informática, por exemplo, utilizaram como base o sistema Arduino para desenvolverem a maquete de uma casa totalmente automatizada. Com o uso de um controle remoto, é possível apagar e acender as luzes e ventiladores, sistema de segurança, televisão e outros eletrodomésticos de todos os cômodos.

Para demonstrar que a fluorescência (capacidade de emitir luz fria) pode ser encontrada em elementos mais improváveis, a turma do segundo ano de Química apresentou experimentos utilizando casca de ovo marrom, água tônica, vitamina B e clorofila, que iluminaram e coloriram o laboratório da escola.

Uma das salas mais concorridas era a 2208 Longe: uma boate autossustentável improvisada pelos estudantes do segundo ano de eletrônica. Depois de aprenderem sobre o conceito da piezoeletricidade (transformação de energia mecânica produzida pelos passos sobre uma placa em energia elétrica), os visitantes do estande dançavam sobre uma pista especial que, dependendo do movimento, acendia uma placa de luzes LED.