De malas prontas e passagens em mãos, a atleta Joice Silva, ex-aluna do Centro Interamericano de Artes Marciais (Ciam), unidade de Ensino Esportivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), viaja à Europa nesta quarta-feira, dia 4, para representar a Luta Olímpica brasileira, nas Olimpíadas de Londres, que começam no próximo dia 27 e seguem até 12 de agosto. A primeira parada será no Grand Prix da Espanha, em Madrid, e de lá, segue em busca da medalha de ouro na disputa marcada para o dia 9 de agosto.

 

Foto: Bruno Barreto / Faetec

 

Joice Silva reencontra o treinador Cassius Marcelo no Ciam

Em maio, ela lutou como uma guerreira para garantir a tão sonhada vaga nos Jogos de Londres. Venceu a Itália, Moldávia, Uzbequistão e China na quarta e última seletiva internacional realizada em Vaanta Cup, na Finlândia, onde conquistou a medalha de prata na categoria até 55 kg do estilo livre. Era a última chance de ir aos Jogos, já que a classificação não saiu no Campeonato Mundial na Turquia, em setembro de 2011, e nem no Pan-Americano disputado em Kissimmee, em Orlando, nos Estados Unidos, em março deste ano.

– Depois que conquistei a vaga, demorou um pouco para cair a ficha. Estou muito feliz de representar o Brasil lá fora e encaro com tranquilidade essa responsabilidade, além de muito treino e dedicação. Estou confiante que vou trazer a medalha para o Brasil – diz a atleta, de 28 anos, determinada em atender as expectativas dos brasileiros pela conquista do primeiro ouro em Lutas na competição.

No último domingo, dia 1º, com o encerramento do Troféu Brasil de Atletismo, foi possível concluir a listagem dos últimos classificados para visitar a terra da rainha. Ao todo, serão 248 atletas distribuídos em 27 das 32 modalidades. Joice é a única representante do país classificada na modalidade Luta Olímpica, e a segunda mulher a participar da competição na história do esporte.

Isso porque, até Pequim (2008), nenhuma brasileira havia conseguido entrar em uma Olimpíada. A barreira foi rompida por Rosângela Conceição, que também é a primeira medalhista brasileira em Panamericanos (com o bronze no Rio, em 2007) e amiga, a quem Joice ajudou nos treinamentos para a disputa Olímpica.

A aluna relembra sua passagem pela Faetec e o incentivo do treinador Cassius Marcelo, professor do Ciam.

– A Faetec é um sonho de escola, aqueles jardins e espaço de estudo foram muito bons para mim – referindo-se ao Campus Quintino, onde estudou – Fiz o Ensino Médio junto com o técnico em Enfermagem e nas aulas de Educação Física descobri o Jiu-Jitsu através do professor Cassius, que depois me encaminhou para a Luta Olímpica. A vida de atleta no Brasil é complicada, ter um apoio para pensar só em treinar é muito importante. Cheguei a pensar numa profissão que me desse mais segurança fiz cursos de Cabeleireiro, Telemarketing, mas foi por meio do esporte que consegui tudo o que tenho. Até o meu namorado me conheceu por causa da luta – brinca a atleta que já namora há três anos com o companheiro Carlos David.

Outro coração também bate mais forte quando o assunto é Joice Silva. Esse é de Sônia Maria de Souza da Silva, mãe da lutadora que oito vezes foi campeã brasileira e ganhadora do bronze no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011.

– Sempre que ela luta o coração fica apertado. Eu não gosto nem de assistir, que é pra não ficar nervosa. Mas a gente tem que rezar e aguardar ela trazer uma medalha. Eu peço muito a Deus que projeta a todos e que corra tudo bem – explica dona Sônia.

A equipe que acompanha a atleta para Londres é formada pelos treinadores Pedro Miguel Gárcia e Angel Torres Adalma, e também pela sparring, ajudante de treinamento, Camila Fama.

 

Veja a Faetec nas redes sociais:

Facebook.com/redefaetec

YouTube.com/redefaetec