Joice Silva, atleta de luta olímpica, venceu cubana, de virada, em disputa histórica

 

A história de vitórias de Joice Silva no esporte, ganhadora da primeira medalha de ouro para o Brasil em luta olímpica, começou na FAETEC Quintino, Zona Norte do Rio de Janeiro. Especialistas em esporte que acompanharam essa inédita conquista do primeiro lugar na modalidade, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 16, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá, exaltam a vitória, de virada, da atleta contra a cubana Yakelin Estornell. E quem acompanhou de perto o início da trajetória de Joice Silva, ex-aluna da FAETEC, sabe que a caminhada para conseguir esse título foi com muito suor e persistência.

 Foto: Bruno Barreto

 

 

Na FAETEC, Joice Silva fez o Ensino Médio junto com o Técnico em Enfermagem. Nas aulas de educação física descobriu o jiu-jitsu e, em seguida, a luta olímpica. Em depoimento à FAETEC em 2012, a atleta comentou que pensou em seguir outra profissão, fazendo curso de Cabeleireiro e Telemarketing. No entanto, a vocação e paixão pelo esporte falaram mais alto. Prova de que ela fez a melhor escolha, é a medalha de ouro que acaba de conquistar.  

 

A luta que consagrou a carreira de Joice Silva começou em desvantagem para a atleta, com sua adversária conseguindo 5 pontos nos primeiros instantes da competição. Mas a lutadora brasileira reagiu, foi para o ataque e virou a disputa no segundo round: 6 a 5 e festa verde e amarela no Pan-Americano de Toronto. Com emoção, Joice subiu ao lugar mais alto do pódio, entrando para a história e contribuindo para que o Brasil siga entre os cinco melhores países da competição.

 

Em sua carreira de atleta, Joice Silva já representou a luta olímpica brasileira nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Além disso, a atleta já disputou importantes campeonatos na Espanha, Finlândia, Estados Unidos e Turquia.