Profissionais de diversos países se reuniram nesta última quarta-feira, dia 29, na cidade de Lisboa, em Portugal para refletirem e lançarem trabalhos que contribuam para a melhoria das condições dos estudantes com deficiência em todo o mundo.

O “Inclusive and Suportive Education Congress - Equity and Inclusion in Education”, em sua 8ª edição, propôs um debate profundo sobre a equidade e a inclusão na educação contemporânea. Para isso, contou com a participação da equipe técnica e pedagógica da FAETEC representada pelas professoras: Cristina Angélica Mascaro, Elizabeth Canejo e Vanessa Pinheiro.

 

Da esquerda para a direita: as professoras Vanessa Pinheiro, 

Elizabeth Canejo e Cristina Angélica Mascaro

 

Entre as contribuições da equipe da Fundação estão os trabalhos desenvolvidos para a modalidade “Comunicação Oral”, são eles: Deficiência Intelectual e Educação Profissional, Laboratório de Comunicação e Aprendizagens, A bidocência como uma proposta inclusiva e Assessoria para a inclusão na formação profissional.

Na modalidade “Pôster”, voltados para pesquisas práticas, destaque para o projeto: “DOSVOX: Rompendo barreiras para a comunicação” que auxilia os estudantes na utilização do programa de computador que facilita o acesso de deficientes visuais aos microcomputadores. Atualmente o software conta com mais de 40 mil usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e América Latina.

Em quatro dias de evento, o ISEC 2015 recebeu cerca de 500 trabalhos e reuniu profissionais de mais de 30 países. Os participantes, entre eles, palestrantes, empresários, professores, voluntários e especialistas das áreas da educação e inclusão, a cada cinco anos, se comprometem com a ideia de tornar a educação mundial mais inclusiva.

O encontro oportuno marca também as transformações iniciadas, há 20 anos, pela publicação da inovadora Declaração de Salamanca feita pela UNESCO, que trata dos princípios, políticas e práticas voltadas para as áreas das necessidades educativas especiais. O projeto desafiou educadores de todo o mundo a trabalharem em conjunto, a fim de superar as barreiras que deixam estudantes em situação de marginalização ou exclusão.

A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Docentes de Educação Especial/Portugal (PIN-ANDEE) e pela a Associação Nacional para as Necessidades Educacionais Especiais/Reino Unido (NASEN). Clique aqui e saiba mais.