Alunos do 2º e do 3º ano da FAETEC realizaram um simulado para melhorar o aprendizado e intensificar seus estudos visando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), provas de vestibular em universidades e outros testes importantes. As provas, realizadas nas últimas quarta, dia 9, e quinta-feira, dia 10, fazem parte do projeto De Olho No Futuro, uma iniciativa pioneira no Brasil e firmada entre a FAETEC e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A principal proposta do projeto, além do simulado realizado em sala de aula, é disponibilizar um banco de questões on-line elaboradas por professores coordenados pela FGV para que o estudante realize os testes pelo computador. Inicialmente, o banco de dados conta com 10 mil questões referentes às disciplinas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza.

Fotos: Felipe Corrêa / FAETEC 

Estudantes do Iserj concentrados durante o simulado

Cinco mil alunos de diversas unidades da FAETEC se inscreveram para realizar o teste. Um deles foi Matheus de Carvalho, 16 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio e faz o curso Técnico de Informática no Instituto Superior de Educação (Iserj), no bairro Tijuca, capital do Rio de Janeiro. Para ele, a prova foi uma boa forma de avaliar o conhecimento. Ele comenta, ainda, que já conhecia o banco de questões on-line da FGV e acredita ser uma boa ferramenta para melhorar o aprendizado.

Matheus de Carvalho vai fazer o Enem pela primeira vez

O estudante Uirahu Xavier, 17 anos, filho de professor e colega de turma de Matheus de Carvalho, pretende fazer o curso de Direito e sabe que precisa estudar muito. Para ele, realizar um simulado neste formato é uma boa forma de se preparar para o Enem, que fará pela primeira vez.

Outra escola entre as diversas da FAETEC que realizaram o simulado foi a Ferreira Viana, localizada no bairro Maracanã, também na capital. Lá, as estudantes Beatriz Biancardi e Laila Oliveira, ambas de 18 anos, e Amanda Cabral, 17 anos, fizeram o simulado com o objetivo de garantir uma boa nota no Enem e, assim, ingressar no Ensino Superior em alguma universidade.

Alunos da FAETEC Ferreira Viana realizam segundo dia de provas

– O que nossos alunos estão tendo acesso é um modelo já utilizado em processos de aprendizado no exterior e a Fundação Getúlio Vargas escolheu a FAETEC para desenvolver este projeto piloto no país – destaca o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Bons resultados no Enem
Entre as dez primeiras escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro que se destacaram no Enem de 2014, sete são da FAETEC, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. No ranking, a unidade João Luiz do Nascimento, de Nova Iguaçu, ficou e m terceiro lugar, seguida pela Ferreira Viana. Também integram a lista o Iserj, na quinta posição, a FAETEC Henrique Lage, em Niterói, em sexto.

Do oitavo ao décimo lugar, figuram, na ordem, as unidades Visconde de Mauá, em Marechal Hermes; Juscelino Kubitschek, no bairro Jardim América; e República, no Complexo Educacional de Quintino, todas instaladas na cidade do Rio de Janeiro.