Em clima de absoluta tranquilidade, transcorreram no último domingo, dia 6, as provas visando às 4.600 vagas para ingressar nos cursos Técnico de Ensino Médio (concomitância externa), Técnico de Ensino Médio Subsequente, Especialização e/ou Ensino Superior, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). No campus de Quintino, as avaliações aconteceram na Escola Técnica Estadual (ETE) República, reunindo mais de 10% dos candidatos (6.960 no total). Os exames foram aplicados em outras 21 unidades da Fundação.

A prova iniciou pontualmente às 13h. Cerca de duas horas depois, o artista plástico Jorge Henrique de Souza Gomes, de 36 anos, foi o primeiro a deixar o local. Confiante, ele crê que tem boas chances de ser aprovado no curso Técnico em Telecomunicações.

– Não considerei as questões difíceis. Preparei-me por dois meses através de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente faço o curso de qualificação em Telecomunicações em outra instituição, e acho que o Técnico nesta área será uma experiência nova, com o mercado em expansão – disse o candidato.

Fotos: Felipe Corrêa / Faetec
1 - prova faetec - 06-07-2014Outra que também estava animada era a secretária Aline Vital, de 21 anos. Com o sonho de estudar o curso Técnico em Enfermagem, a jovem afirma que o reconhecimento da instituição foi fundamental na escolha da área a seguir.

– Sempre tive vontade de estudar Enfermagem. Estou aqui pela fama da Faetec, além da possibilidade de poder estudar próxima de casa. Felizmente, a prova contou com muitos itens que vi durante a preparação e estou confiante. Atualmente, trabalho no Hospital dos Servidores do Estado, portanto, conheço um pouco da área. Sem dúvida, o diploma me abrirá portas – apostou Aline.

A animação da candidata Renata Vilela, de 32 anos, também era visível. Ela, que tem planos de ingressar no curso Superior de Tecnólogo em Informática na Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj), diz que a graduação será apenas mais um passo na vida acadêmica.

– Sou analista de suporte em uma prestadora de serviços da Petrobrás e já estudei aqui na ETE República. O curso da Faetec tem algumas particularidades que são bastante atraentes, como a qualidade, o tempo de duração e a possibilidade de ser noturno. Para quem quer continuar estudando, ele proporciona crescimento. Encaro essa oportunidade como o começo de tudo, uma vez que ainda pretendo seguir com especializações, mestrado. Achei a prova tranquila, mais 'humana' que o Enem, que por ser muito extenso, muitas vezes vence o candidato pelo cansaço – destacou.

2 - prova faetec - renata vilela

Segundo a organização, houve 29,46% de abstenção, correspondente a 2.051 faltosos. As provas e os gabaritos já estão disponíveis no link “Processo Seletivo Vestibular e Técnico 2014.2”, na home do site. Até às 21h desta terça-feira, dia 8, será possível recorrer do resultado do gabarito. O resultado preliminar será divulgado no dia 17 deste mês, enquanto o final sai no dia 30, todos na página da Faetec. O calendário completo também está disponível na página da Fundação.