Faetec expande parceria com empresa Ecochama nas unidades escolares Favo de Mel e Fundamental República

O dispositivo instalado nas escolas prevê economia de até 50% no consumo de gás

 

A Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), expandiu a parceria com a empresa Ecochama. Responsável por instalar o dispositivo “Fire Blue” em todas as unidades da Rede que possuem o sistema de Gás Liquefeito de Petróleo, o equipamento permite uma economia de até 50% no consumo do gás GPL.

Fotos: Maicon Salles

No ano de 2019, as unidades da Faetec Santa Cruz e Faetec Marechal Hermes foram as primeiras que receberam o sistema. Em 2020, as unidades da Faetec Favo de Mel e Faetec Fundamental República instalaram o “Fire Blue”, tendo a medição calorífica das bocas dos fornos a gás com o dobro do valor apresentando antes da instalação do aparelho. As medidas representam uma maior potência e consequentemente, reduzem o tempo de preparo das refeições.

“A Faetec vem buscando parcerias que agreguem tecnologia e qualidade no dia a dia das escolas. O sistema Fire Blue vai proporcionar um ganho significativo na economia de gás nas unidades escolares, diminuindo também a emissão de monóxido de carbono CO2 e, consequentemente, liberando menos dióxido de carbono CO para a atmosfera”, avalia o presidente da Rede Romulo Massacesi.

 

 

O equipamento que vem sendo instalado nas unidades escolares da Faetec, já foi adotado em diversas empresas privadas e órgãos públicos e tem sua eficiência energética comprovada por laudos técnicos e selo do corpo de bombeiro, com economia de até 68% no consumo de gás GLP.

“A partir do Fire Blue, aumentamos o poder calórico do gás, fazendo com que em um menor espaço de tempo tenhamos um menor consumo. Uma água, que normalmente leva cerca cinco minutos para ferver, após a instalação do filtro, tem o tempo máximo de dois minutos e trinta segundos. As escolas vão diminuir pela metade o tempo de cozimento dos alimentos, por exemplo”, comentou Daniel Filho, diretor Técnico da Ecochama.

Para o secretário da SECTI, Leonardo Rodrigues, ações como essa parceria contribuem para mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente, além de uma considerável economia no consumo de gás. “Devemos estimular uma postura sustentável na sociedade e a Rede FAETEC acaba de dar mais um importante passo nessa questão. Seguiremos trabalhando em busca de alternativas que consigam reduzir nossos custos e impactos no meio ambiente”, pontuou o secretário.