Alunos da FAETEC ganham os três primeiros lugares na regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica realizou, neste sábado, 15 de agosto, uma das três etapas regionais classificatórias para a competição estadual, com o pódio ocupado apenas por alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica. A equipe Sir_DAPA, do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação, de Petrópolis, cidade-sede da etapa, ficou em primeiro lugar, seguida da Alfa e da JAMP, ambas da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, do Rio de Janeiro. A competição tem por objetivo despertar o interesse de alunos por tecnologia, a partir da manipulação e do desempenho de robôs criados em escolas públicas e privadas.

A boa atuação das unidades da FAETEC não é novidade na competição: em 2014, alunos da fundação também conquistaram os três primeiros lugares na etapa estadual da OBR, além do título de vice-campeão latino-americano de robótica, entregue ao Centro de Educação Profissional de Petrópolis. O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da unidade, inclusive, já se tornou referência no segmento, razão pela qual foi escolhido para receber uma das regionais deste ano. As outras etapas ocorreram em Volta Redonda e Macaé.

– O resultado é um forte indício de que estamos no caminho certo, da excelência. As escolas da Faetec já se destacaram no Enem, quando comparadas com as outras unidades da rede pública estadual, e agora mostram sua competência na formação profissional. O mais importante é ter a consciência de que não podemos nos acomodar. E podem ter certeza de que isto não vai acontecer. Temos metas e planejamento para melhorar ainda mais – afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Durante a prova, cada robô deve superar uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos e resgate de uma vítima hipotética, em meio a um ambiente hostil. Nesta edição, o desafio contou com um circuito linear repleto de obstáculos, por onde os robôs deveriam ultrapassar lombadas, seguir por rampa de acesso e transportar objetos até alcançar determinadas posições, cumprindo algumas metas.

– Projetos, como o de robótica, complementam o processo de ensino e despertam, entre o corpo discente da FAETEC, novas vocações para o campo da pesquisa e desenvolvimento tecnológico – diz o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

A próxima etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será realizada no dia 19 de setembro, na PUC-Rio, com a final marcada para acontecer entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais, junto com a Competição Brasileira de Robótica e do Campeonato Latino-Americano de Robótica. A Olimpíada foi criada em 2007 por pesquisadores da área de robótica e conta com o apoio de instituições como ITA, UFRN, UNESP, FEI, UFSJ e FURG. A competição seleciona, entre as 2.335 equipes participantes de todo o país, a que representará o Brasil no mundial.