Alunos da FAETEC terão acesso a linhas de crédito para abrir seu próprio Negócio

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), assinaram acordo de Cooperação Técnica com a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), para investir em linhas de crédito a alunos da FAETEC que desejam ter seu próprio negócio. O convênio foi firmado, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, nessa manhã, dia 1º, no Palácio Guanabara.

– Em tempos de crise, temos que celebrar uma parceria desta, que potencializará toda vida profissional dos alunos da FAETEC – salientou o governador Luiz Fernando Pezão.

Os alunos dos cursos Técnicos e Profissionalizantes como, por exemplo, Cozinheiro, Manicure, Salgadeiro, Cabeleireiro e Montador e Reparador de Computadores, entre outros, terão linhas de crédito subsidiadas ao seu dispor para investir em seu sonho do negócio próprio. Além do financiamento, a parceria ainda conta orientação na elaboração de planos de negócios e acompanhamento da aplicação desses recursos na criação de microempresas. 


– Já cuidávamos do ensino e buscávamos empregabilidade para que alunos pudessem ingressar no mercado de trabalho na melhor forma possível, agora damos um passo a mais. Com essa parceria da FAETEC com a AgeRio, vamos incentivar o empreendedorismo para os nossos alunos, gerando empregos e renda no estado do Rio de Janeiro – garantiu o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Os estudantes selecionados para o programa receberão um treinamento gratuito, aplicado por especialistas do SEBRAE, sobre os planos de negócios e como se tornarem mais competitivos no mercado. As inscrições para participar desse projeto serão realizadas nas próprias unidades no decorrer dos cursos de Qualificação Profissional da FAETEC.

– Esse projeto tem como foco identificar alunos de unidades da FAETEC de todo o estado que tenham espírito empreendedor e buscam nos cursos da FAETEC uma alternativa para melhorar de vida. O acordo prevê, inicialmente, linhas de crédito que variam de R$ 300,00 a R$ 15 mil reais, com taxas de juros de somente 3% ao ano, sem aplicação de indexadores inflacionários e com 24 meses para amortização – explicou o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Estiveram presentes, além do governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Marco Antônio Vaz Capute, e os presidentes da FAETEC, Wagner Victer, e da AgeRio, Domingos Vargas.