Faetec seleciona bolsistas para o Curso Cordontec, na Le Cordon Bleu

Neste edital, a parceria dobrou a quantidade de bolsas oferecidas

A tarde da última terça-feira, dia 10 de março, foi de grande emoção para os dez bolsistas selecionados para estudar na Le Cordon Bleu. O processo de ingresso para escola internacional de gastronomia é uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Le Cordon Bleu.

Ao todo, vinte candidatos participaram do Teste de Habilidades Específicas, realizado na sede da escola, em Botafogo. Os candidatos participaram de uma aula e tiveram que reproduzir os dois pratos, um salgado e um doce, confeccionados pelos chefes. Os candidatos tiveram cerca de três horas para entregar os seus pratos para avaliação.

“Tivemos 5.600 inscritos para as dez vagas que oferecemos. É muito gratificante proporcionar uma possibilidade como esta. Isso mostra o quanto este curso é um diferencial na vida daqueles que sonham em viver da gastronomia. Estamos falando da maior escola de gastronomia do mundo e a Faetec está oferecendo a oportunidade de pessoas de baixa rende se qualificarem nela”, destaca Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Antes do Teste de Habilidades Específicas, os candidatos passaram por uma prova objetiva de Português e Matemática, aplicada na Faetec. O curso vai ensinar técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Ao final, os estudantes receberão certificado de conclusão emitido pelo Le Cordon Bleu e pela Faetec. As atividades terão início já no primeiro semestre de 2020.

“Parabenizo os bolsistas aprovados nesse difícil processo de ampla concorrência. Com certeza estar entre os dez melhores não foi uma tarefa fácil. É com alegria que firmamos essa parceria com a Le Cordon Bleu. Juntos podemos transformar muitas vidas. Esses alunos terão a oportunidade de se profissionalizar com uma das maiores escolas de gastronomia do mundo e sairão do curso prontos para o mercado de trabalho. Desejo sucesso na jornada de cada um e seguiremos trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades como essa para a população”, disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A nova turma

Os candidatos aprovados são estudantes de baixa renda, com idade a partir dos 18 anos. Eles irão estudar na Le Cordon Bleu durante 12 meses. A formação profissional, incluindo currículo e metodologia, é a mesma aplicada nas unidades do instituto no exterior.

Aprovada em primeiro lugar no Teste de Habilidades Específicas, Lorena de Souza, de 25 anos, chorou ao ouvir o resultado. “Eu amo cozinhar e fiz um curso de Cozinha, em um projeto social. Essa é a realização de um sonho e eu tenho certeza que vai mudar a minha vida. Vou aproveitar cada segundo aqui dentro da Le Cordon Bleu”, disse ela, que mora em Realengo.

A segunda colocação ficou com a paraense de 48 anos, Rosilene Davoezem. Ela que chegou ao Rio de Janeiro aos 12 anos, conta que a cozinha faz parte da sua memória afetiva. “Passei toda infância vendo minha mãe cozinhar. Meu sonho é trabalhar com gastronomia. Em 2001, me matriculei num curso superior, mas não tive condições de concluir, pois o material é muito caro. Eu não estou acreditando que em um ano, vou ter o meu tão sonhado diploma e emitido pela Faetec e pela Le Cordon Bleu, duas instituições de nome”, concluiu.

Fotos: Felipe Corrêa