Faetec e Fundação Cecierj oferecem 600 vagas em cursos profissionalizantes online

A inscrição é online e começa nesta segunda-feira, dia 23

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferecem cursos de Qualificação Profissional, totalmente online e gratuitos, em Assistente de Pessoal e Tecnologia Assistiva. São 600 vagas abertas por meio do Programa TEC RJ. As inscrições começam nesta segunda-feira (23) e vão até 08 de abril. O cadastro deverá ser realizado no site da Faetec: bit.ly/3adO0Uz.

– Estamos empenhados e unindo forças para enfrentar a pandemia do Coronavírus. Vamos aproveitar o tempo, muitas vezes ocioso, e oferecer opções de formação profissional para a população fluminense. Serão 600 vagas distribuídas nos cursos de Assistente de Pessoal e Tecnologia Assistiva – informou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O processo seletivo será por meio de sorteio, que acontecerá no dia 09 de abril. Os candidatos sorteados serão matriculados automaticamente, devendo encaminhar os documentos exigidos em edital para validação das vagas. As aulas iniciam no dia 14 de abril.

– Nós queremos garantir o amplo acesso aos cursos da Faetec, neste momento tão difícil para todos. Vamos aproveitar este período de quarentena para estudar e ter uma qualificação profissional especializada – destacou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Informações sobre os cursos:

Tecnologia Assistiva - O curso apresenta conceitos e aplicações de tecnologias computacionais utilizadas para complementar o Braille, voltadas para o autismo e baseadas no reconhecimento da fala. Apresenta em linhas gerais os pontos principais das Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Forma o aluno para que se torne capaz de utilizar dos principais softwares de Tecnologia Assistiva em uso no Brasil, especialmente aqueles com clara aplicação pedagógica, inclusive aqueles baseados no uso de tecnologia móvel.

Assistente de Pessoal – O curso apresenta as principais atividades de apoio à administração de pessoal, como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Instrui como preparar, organizar, solicitar e emitir documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista, bem como organizar informações cadastrais dos empregados.