Faetec participa de audiência pública por videoconferência da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj

 

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do presidente Romulo Massacesi, participou hoje, dia 31 de março, da primeira audiência pública totalmente online, promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A reunião por videoconferência discutiu as estratégias de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus na educação básica no Estado do Rio, e contou com 55 participantes entre autoridades, especialistas e entidades da sociedade.

A audiência foi presidida pelo deputado Waldeck Carneiro, que destacou como ponto chave do debate as alternativas que estudantes da rede pública estadual terão ao longo de todo esse período de suspensão de aulas para que não fiquem sem atividades.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, iniciou sua fala alertando a atipicidade do cenário em que o Estado do Rio de Janeiro se encontra para ofertar educação pública. “Nós estamos vivendo um momento em que ninguém esperava que isso fosse acontecer. E o planejamento foi dificultado, principalmente, por conta da velocidade de como esse vírus vem atuando. E, cada dia que passa, toda a atenção do governo esta voltada para a questão da saúde e segurança das pessoas” diz.

E o secretário Leonardo Rodrigues ainda completou: “Nesse momento, a nossa intenção é disponibilizar conteúdo a distância aos nossos alunos enquanto eles estão em isolamento social. E, quando votarmos à normalidade, nós podemos voltar a esse mesmo conteúdo, trabalhando mais o presencial e aí focar nas avaliações com base no conteúdo aplicado.”

Para o presidente da Fundação, Romulo Massacesi, o ensino a distancia não pretende substituir a aula presencial e sim visa atender aos alunos que estão demandando por conteúdo, para que eles não fiquem desassistidos neste período.  “O que a Faetec imediatamente pensou, juntamente com a Fundação Cecierj, foi amenizar os danos, de trabalhar a oferta de educação de forma responsável, cuidadosa, e sem a pretensão de uma validade curricular desse conteúdo. Isso não é a nossa prioridade hoje".

O debate também contou com a participação dos deputados Flávio Serafini, Gustavo Knoplock, Capitão Paulo Teixeira; do presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues; de membros do Ministério Público e do Conselho Estadual de Educação, e de representantes do SindpeFaetec, da Associação do Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro, do Fórum de Diretores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entre outras autoridades.