Governo do Estado, por meio da FAETEC, oferece cerca de 9 mil vagas em cursos profissionalizantes

Candidatos têm opções nas áreas de Construção Civil, Gastronomia, Hospitalidade e Lazer

Cerca de 9 mil oportunidades em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado do Rio serão abertas, na próxima segunda-feira, dia 14, pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições serão realizadas no site da Fundação e por meio da fanpage da Rede FAETEC no facebook, até o dia 27 de setembro, no link “Inscrições para os cursos de Qualificação Profissional”.

 

– Qualificação profissional é o nosso mantra, pois acreditamos que este é o melhor caminho para que o cidadão ascenda socialmente. Os cursos da FAETEC dão as ferramentas necessárias para que o trabalhador agarre as boas oportunidades que surgem. Como consequência vêm os melhores salários e qualidade de vida, beneficiando toda a família – afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

 

Ao todo, são 63 unidades escolares com ofertas de capacitação profissional em áreas como Construção Civil, Beleza, Gastronomia, Moda e Serviço. Um dos destaques desta quarta rodada é a grande oferta para o segmento de Hospitalidade e Lazer, com mais de mil oportunidades de formação em cursos de Agente de Informações Turísticas, Auxiliar em Serviços de Hospedagem, Camareira em Meios de Hospedagem, Copeiro, Governanta em meios de Hospedagem, Bartender, Garçom, Recepcionista em Meios de Hospedagem, entre outros.

 

O curso de Camareira em Meios de Hospedagem é uma das opções

Para o presidente da FAETEC, Wagner Victer, esta rodada vai atender às diversas parcerias firmadas este ano, como o convênio da Fundação com o Rio 2016 para contratação de alunos da Rede durante os Jogos Olímpicos Rio e o programa de linhas de créditos aos estudantes da FAETEC que desejam ter seu próprio negócio.

 

– A FAETEC assinou convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para promover a empregabilidade dos estudantes da Fundação e, assim, ter uma experiência profissional na Olimpíada. Neste momento, estamos recebendo currículos para contratação de analistas de credenciamento, Mas ao todo serão mais de 30 mil vagas para alunos da FAETEC. Com isso, continuamos reafirmando o compromisso do Governo do Estado de investir na capacitação do cidadão para a inserção no mercado de trabalho, além de proporcionar oportunidades para a população que deseja abrir sua microempresa – ressalta o presidente da Fundação, Wagner Victer.

 

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 15 a 18 anos. Os cursos têm duração de 10 semanas. O sorteio público das vagas será feito em 29 de setembro, a partir das 10 horas e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão do dia 1º ao dia 6 de outubro para efetivar a matrícula. As aulas começam a partir do dia 13 do próximo mês.

 

 

Serviço:

Inscrição: de 14 a 27 de setembro

Sorteio: 29 de setembro

Matrícula: de 1º a 6 de outubro

Matrícula de reclassificados: 7 e 8 de outubro

Matrícula de vagas remanescentes: 9 a 16 de outubro

Início das aulas: 13 de outubro