Alunos da Faetec Antonio Sarlo realizam colheita de hortaliças

A criação da horta faz parte de todo o ensino médio do curso técnico em Agropecuária

 

Todos sabem a importância de comer legumes para uma alimentação saudável, e na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, não poderia ser diferente. No início deste ano, cerca de 60 alunos do curso técnico em Agropecuária criaram uma horta sem agrotóxico e com mais de 50 tipos de hortaliças. Eles plantaram numa área de 2.500 metros quadrados, rabanete, cebola, alface, couve, pepino, tomate, milho, feijão, frutas e ervas condimentares, medicinais e aromáticas, entre vários outros. O resultado desse trabalho foi farta colheita distribuída aos estudantes que participam do projeto.

Fundada em 1955, Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, é conhecida por formar técnicos na área da Agricultura. O objetivo do trabalho de plantio é colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos tiveram que reduzir o trabalho presencial na horta. E, para não perder a colheita, foram escolhidos dois estudantes e dois professores para continuar o trabalho. O resultado foi comemorado na última quinta-feira, dia 16 de abril, com a colheita de legumes, verduras e frutas, que foi distribuída entre os que participam do projeto.

“Todo esse trabalho proporciona aos alunos e aos pais maior conhecimento desde a propagação, manejo, colheita e beneficiamento dos produtos. Alguns alunos comentam que os pais consomem saladas e frutas somente quando eles levam para casa. Poder contribuir para o acesso a produtos saudáveis na alimentação dos alunos é muito gratificante”, revelou o professor de disciplinas técnicas Paulo César.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, ressaltou a importância das aulas práticas na profissionalização dos alunos “Nesse momento tão difícil que estamos vivendo ver o trabalho realizado nessa unidade me traz muita esperança, visto que uma das funções da Faetec é promover o desenvolvimento dos alunos na prática educacional” completou.