Escola de Teatro Martins Pena realiza lives sobre o futuro das Artes Cênicas no Rio

Em tempos de distanciamento social, os professores da Escola Técnica de Teatro Martins Pena decidiram debater as novas formas de surgimento da cena teatral no Rio de Janeiro pós-pandemia da Covid-19. Com o objetivo de realizar uma série de lives, o projeto “A Martins tá no ar” acontece todas às terças-feiras, no Instagram @martinspenna_oficial.

Os encontros são mediados por professores da unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os docentes contam com a participação de um convidado escolhido por seu conhecimento e experiência sobre o tema abordado. A live é realizada em dois blocos, sendo o primeiro para a apresentação e discussão do tema e o segundo para as questões surgidas durante o encontro.

A professora da unidade, Alessandra Carvalho, revelou os atuais desafios das Escolas de Formação em Teatro, e como pensar e se reinventar para seguir o trabalho. “É preciso criar saídas nas quais os dispositivos tecnológicos e a virtualidade, sejam pensados como ferramentas de expressão artística e não como obstáculos à criação. É um tempo de esquecer as fronteiras de linguagens em nome da cena, pois o mais importante é que a teatralidade esteja presente”, destacou a professora.

No dia 19 de maio, foi ao ar a primeira live com a presença da atriz, professora e gestora do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, Galiana Brasil, com apresentação do professor da Martins Pena, Marcos Henrique Rêgo. Foram abordadas questões sobre produção de conteúdo teatral nos tempos de pandemia. Já na última terça-feira, dia 26, o tema foi “Qual é o futuro possível das escolas de formação em Artes Cênicas?”, com o coordenador Pedagógico da SP Escola de Teatro, Joaquim Gama, e a Cenógrafa e professora da Martins Pena, Daniele Geammal, sob a curadoria do professor da unidade Heitor Collet.

O projeto “A Martins tá no ar” é composto ainda pelo suporte técnico de Fabiano Carreira; da equipe pedagógica de Adriana Rosa e Joyce Dias, além do apoio do diretor, Marcelo Reis.

 

Confira a programação das lives:

 

Data: 02/06/20
Horário: 19h30
Tema: As máscaras Andinas: Da ancestralidade à contemporaneidade e o seu contexto no teatro na América Latina.
Convidadas: Pesquisadora e ex-aluna da Martins Pena, Carla Patrícia Lizaraso, e a professora da unidade, Tárlia Laranjeiras.
Curadora: Professora da Martins Pena, Ana Paula Brasil.

Data: 09/06/20
Horário: 19h30
Tema: O teatro e a peste: Reflexões sobre o teatro de Antonin Artaud frente ao mundo atual.
Convidadas: Atriz, psicóloga e pesquisadora Talita Baldim, e a professora da Martins Pena, Christiane Messias.
Curador: Professora da Martins Pena, Cecília Vaz.

 

Foto: Fabiano Carreira - Mídia Martins Pena