SECTI desenvolve na Rocinha primeiro Hackathon Virtual

 

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), desenvolveram para este mês o primeiro Hackathon Virtual da SECTI. O HackRoc, Hackathon Escola Inovadora na Rocinha, terá abertura oficial na noite do 17 de julho e tem como objetivo desenvolver  uma solução tecnológica e inovadora com base em demandas levantadas junto à Comunidade da Rocinha.

Hackathons são maratonas de programação, de caráter interdisciplinar e colaborativo, que reúnem pessoas de diferentes perfis e instituições. Neste HackRoc especificamente serão formandas até 10 equipes com 6 participantes. Os jovens são da comunidade da Rocinha e comunidades vizinhas, entre 13 a 18 anos, e por estudantes da FAETEC, da UERJ e da UEZO, orientados por professores destas instituições.

Nesta edição, todos os encontros e atividades serão virtuais. O HackRoc ocorrerá em duas etapas virtuais. A etapa de treinamento, que será realizada pelo Startup Rio, ocorrerá nos dias 4 a 11 de julho de 2020, quando serão abordados temas como empreendedorismo, modelo de negócios e como fazer um pitch da sua solução. O hackathon terá uma live de abertura na noite do dia 17 de julho, quando será divulgado o tema da competição e o trabalho começa pra valer. As equipes receberão mentoria no dia 18 de manhã e já terão uma avaliação prévia no sábado à tarde.  As equipes apresentam suas soluções na tarde de domingo e o resultado sai no final do dia, ao vivo, anunciado pelo Secretário Leonardo Rodrigues.

Por Ascom Secti.

 

 

CRONOGRAMA DO EVENTO Treinamentos

 

Dia 11 de julho

Treinamento online pela Plataforma Zoom

 

1.1   Maratona

Dia 17 de julho de 2020 – Sexta

19h – Live de abertura com o Secretário e um convidado pelo Zoom –divulgação do tema a ser resolvido na competição;

 

Dia 18 de julho de 2020 – Sábado

Mentorias por equipe via Zoom (online)

Reunião via Zoom das equipes com a Banca Avaliadora

 

Dia 19 de julho de 2020 – domingo

14h – Início das apresentações dos pitchs pelo Zoom para a Banca Julgadora

18h – Divulgação dos resultados e Encerramento