Mais de 1.440 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Governo do Estado em comunidades pacificadas (UPPs) a partir de segunda-feira, dia 5

Moradores de cerca de 30 comunidades do Rio de Janeiro que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) poderão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira, dia 5, a mais de 1.440 vagas em cursos profissionalizantes da FAETEC. As oportunidades foram criadas por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab). As inscrições serão feitas nas unidades da Fundação em que os cursos serão ofertados.

As oportunidades serão distribuídas nas seguintes comunidades pacificadas: Alemão, Andaraí, Arará/Mandela, Batan, Borel, Caju, Camarista Meier, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Jacarezinho, Macacos, Mangueira, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Prazeres, Providência, Salgueiro, Santa Marta, São João, Vila Cruzeiro, Vila Kenedy, no Rio de Janeiro, e Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias. Além dessas regiões, a Fundação ofertará vagas em escolas localizadas em Quintino e Praça da Bandeira, capital do estado.

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

Uma das unidades com vagas abertas será a FAETEC Alemão 

As vagas são para os cursos de Artesanato com Material Reciclável, Aproveitamento Integral de Alimentos, Camareira em Meios de Hospedagem, Copeiro, Recepcionista, Costureiro, Auxiliar Administrativo e Almoxarife. A seleção priorizará os candidatos que estejam desempregados e os já cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE). A parceria integra o Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego e receberá verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e têm como objetivo a criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda em áreas pacificadas.

– É mais uma iniciativa do Governo do Estado em comunidades pacificadas, integrando ações de investimento social à política de segurança – diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, número do PIS/PASEP e ter o Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e as vagas serão distribuídas por meio de sorteio. Do quantitativo de vagas, 10% serão voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência.

– Esses cursos foram definidos a partir de demandas das próprias comunidades. Sabemos que promoverão o desenvolvimento dessas regiões e vão auxiliar os moradores no encaminhamento ao mercado de trabalho – afirma o presidente da FAETEC, Wagner Victer.