Reunião da Presidência com Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares

O dia de ontem, 18, foi marcado por inúmeras reuniões do presidente João Carrilho com membros dos Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares da Rede Faetec. Pela manhã, o encontro foi com a direção, professores, alunos, pais e responsáveis da Escola Técnica Estadual (ETE) República. À tarde, o bate-papo reuniu representantes das ETEs Visconde de Mauá, Oscar Tenório, Silva Freire, Ferreira Viana, Henrique Lage, Santa Cruz, João Barcelos Martins, Henrique Lage e Iser; além de Imbariê e Adolpho Bloch de forma virtual.

Na pauta, foram tratadas diversas questões a respeito da volta às aulas e de como será adotado o ensino híbrido para os alunos da Educação Básica e do Superior este ano.  O presidente João Carrilho esclareceu ainda como estão sendo realizadas as licitações para os serviços terceirizados e de fornecimento de alimentos para escolas.

Carrilho também pontuou as unidades que já estão recebendo obras corretivas, como as ETEs Ferreira Viana, Santa Cruz, e de Teatro Martins Pena; e anunciou as que vão receber as equipes técnicas para uma avaliação já na próxima semana. Além disso, adiantou que as licitações para as obras das demais unidades já estão bem avançadas, a exemplo do Iserj e da ETE Oscar Tenório.

A homologação do concurso para servidores permanentes da Rede também foi colocada em pauta. Foi garantido o pagamento das bolsas referentes ao mês de janeiro, de forma excepcional, e a entrega de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades de Educação Básica. O presidente anunciou ainda a assinatura do contrato com a empresa responsável pelo seguro de estágio e os novos projetos que estão em andamento para melhorar a qualidade de ensino dos alunos.

Segue abaixo os esclarecimentos dos principais assuntos discutidos na reunião:

VOLTAS ÀS AULAS DIA 22 DE FEVEREIRO

A Faetec informa que as aulas começarão remotamente, a partir do dia 22 de fevereiro, com uma proposta virtual aprimorada ao modelo oferecido no ano passado. Neste ano letivo, serão utilizados novos recursos educacionais digitais para que os alunos se aprofundem em seu conteúdo pedagógico. A Faetec se tornou uma parceria oficial do Google for Education com a criação de uma estrutura digital de cada unidade educacional na nuvem, além de treinar, capacitar e certificar todos os professores da rede. A proposta prevê uma nova organização das Trilhas de Aprendizagem para os conteúdos vinculados ao ano letivo de 2021.

ALUNOS SEM ACESSO AOS MEIOS TECNOLÓGICOS

Quanto aos alunos que não possuem acesso à internet, eles já podem entrar em contato com as unidades para que seja providencial material impresso do conteúdo pedagógico ofertado. Além disso, a Faetec vai apresentar uma lista de unidades e polos da Rede para que esses estudantes tenham acesso ao conteúdo digital, por meio dos laboratórios e com a utilização do wi-fi da unidade escolar.

RETORNO PRESENCIAL

A Faetec vai priorizar o modelo híbrido como estratégia para as atividades letivas este ano. O retorno presencial só será efetivado após considerar que todos os aspectos técnicos e sanitários possibilitem uma volta sem riscos à saúde da comunidade escolar. Para atender aos requisitos necessários, as escolas já receberam recurso financeiro adicional e cada unidade escolar está elaborando um plano de ação individualizado para o retorno. A volta presencial será avaliada periodicamente em função das condições da pandemia e da própria estrutura de cada unidade educacional.

CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2020

A matrícula na série seguinte foi garantida para todos os segmentos da Educação Básica. Contudo, a terminalidade pedagógica da série de 2020 só irá ocorrer após o resultado da avaliação diagnóstica. Ela prevê que o aluno seja avaliado individualmente em cada componente curricular, de modo a possibilitar ao professor identificar possíveis defasagens de aprendizagens, traçando estratégias para atingir os objetivos e suprir eventuais necessidades identificadas.

A Faetec adotará este ano um continuum curricular de 2 (duas) séries ou anos escolares contínuos, isto é, o reordenamento curricular do que restar do ano letivo de 2020, identificado pela avaliação diagnóstica, e o do ano letivo seguinte.  Se o aluno apresentar resultado insatisfatório na avaliação diagnóstica, ele deverá integralizar as séries (2020/2021), de forma que o mesmo tenha oportunidade de cumprir seus estudos pendentes.

ALUNO DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado que tiverem aprovação em concursos públicos ou vestibulares, será emitida uma certificação excepcional referente apenas ao ensino médio, garantindo que eles prossigam no ensino superior. No entanto, será necessária a comprovação de uma carga horária de 75% para que ela seja emitida.

AS AULAS PRÁTICAS DO ENSINO TÉCNICO

Para que os alunos concluam o Ensino Técnico, foi realizada uma consulta ao Conselho Estadual de Educação a respeito da possibilidade de utilização de alternativas e de ferramentas que possibilitem a simulação das práticas de laboratório dos cursos, mediante parecer técnico quanto à aplicabilidade e pertinência para a formação profissional na respectiva área.

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS E ALIMENTAÇÃO

Os processos de licitação para contratação de fornecedores para serviços de merenda, limpeza e vigilância, por exemplo, já se encontram em andamento. A previsão é de que todos os serviços já estejam regularizados na segunda quinzena de março.