Inscrições abertas para o I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

 Também está aberta a inscrição para quem tem interesse em atuar na coordenação de comunicação oral, de vídeo pôster e na composição de mesas redondas

 

 

Encontram-se abertas as inscrições para o “I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores: saberes da educação profissional e tecnológica”, que será realizado virtualmente em junho. Para os professores que desejarem participar do evento como coordenador de comunicação oral, coordenador de vídeo pôster e na composição de mesas redondas, o prazo para se candidatar ao processo seletivo termina dia 31 de março, por meio do site: https://www.coloquiofaetec.com.br/

O I Colóquio Faetec tem como objetivo geral promover a pesquisa na Rede e dar projeção, tanto no Estado do Rio de Janeiro, bem como em nível nacional, à Política de Pesquisa e Extensão da Rede, recentemente implantada pela Diretoria de Ensino Superior (Desup).

“Em uma área tão dinâmica como o ensino, é fundamental que professores e pesquisadores da área discutam seus projetos e melhores práticas. Os profissionais da Rede FAETEC são de extrema competência e tenho certeza que as reflexões e a troca de experiências serão fundamentais para o aprimoramento da equipe”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O evento acontecerá na modalidade on-line, de 15 a 17 de junho deste ano, e está sendo organizado pelo Centro de Memória da Faetec (Cemef), com o apoio da Faperj. A iniciativa virtual proporcionará um espaço de troca de conhecimento entre professores da Rede com outras instituições de ensino, e vai expandir a fronteira que delimita a produção de conhecimento ao meio acadêmico.

Serão divulgados os trabalhos de professores que desenvolvam pesquisas, projetos e práticas educativas voltadas para a formação profissional do aluno da Educação Básica e do Ensino Superior, respeitando as áreas de conhecimento estabelecidas pelo CNPq. Além disso, serão realizadas mesas temáticas virtuais, exposição de vídeo-pôsteres científicos e lançamento de livros em salas virtuais.

“O evento, inédito no cenário da educação tecnológica fluminense, pretende fomentar o intercâmbio entre a Faetec e outras Instituições de Ensino Tecnológico e Universidades; apresentar trabalhos acadêmicos e pesquisas concluídas ou em andamento, além de diversas ações voltadas às pesquisas”, explica Rogério Pires.

 

Mais de 50 vagas abertas para atuação no I Colóquio Faetec

Estão abertas chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenadores de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. O prazo de inscrição vai até 31 de março.

Os proponentes às funções de coordenadores deverão ter titulação mínima de Mestre com formação, pesquisa e experiência docente (em qualquer nível de ensino) relacionada à área de conhecimento a qual está se candidatando.

Já a composição de mesas redondas "Diálogos sobre Educação, Tecnologia e Mundo do Trabalho” será formada por três professores-pesquisadores para debater sobre a mesma temática a partir de abordagens diferentes. O tema a ser debatido na mesa redonda deve estar inserido em uma das grandes áreas de conhecimento que norteiam o I Colóquio Faetec e deve ter relevância para a educação profissional e tecnológica.