Governo do Estado inaugura primeira unidade da Faetec em Areal

O Governo do Estado inaugurou a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no município de Areal, na Região do Centro-Sul Fluminense, neste sábado (10/04). O espaço, que é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Areal, terá capacidade para oferecer 240 vagas em cursos profissionalizantes por semestre.

- Essa unidade da Faetec é um encaminhamento para o futuro, pois vai criar oportunidades e dar dignidade. Além disso, é um equipamento que ajuda na segurança, na saúde, na educação, na empregabilidade. O que a gente tem é que incentivar, dar condições, dar recursos para que tanto as secretarias como as prefeituras possam, juntas, executar políticas públicas para a população, como é esse equipamento aqui – afirmou o Cláudio Castro.

Os interessados poderão se qualificar em cursos de curta duração, de 20 semanas, nas áreas de Informática e Gestão e Negócios, como operador de computador, programador para dispositivos móveis, assistente de recursos humanos, assistente administrativo, assistente de logística, assistente de pessoal, entre outros.

- Essa unidade vai edificar muitas vidas com o povo de Areal, capacitando os jovens com cursos profissionalizantes, para que eles tenham acesso a emprego. Isso aqui não é apenas uma obra, é algo que vai ao encontro do que o governador solicitou lá atrás, que é a gente levar os serviços públicos do Estado para a ponta, para quem mais precisa - enfatizou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O presidente da Faetec, João de Melo Carrilho, ressaltou o papel da tecnologia e da qualificação profissional no desenvolvimento do estado.

- Levar educação, qualificação profissional e iniciação tecnológica aos municípios garantem o desenvolvimento de todo o estado. Tudo isso é possível com a parceria das prefeituras com o governo - destacou.

O prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, disse que a inauguração da unidade da Faetec é um presente para a cidade, que completou 29 anos de emancipação neste sábado.

- É um presente de aniversário. A Faetec vai trazer crescimento para o nosso município. É de suma importância priorizar projetos que geram emprego para a população. O potencial de Areal é enorme, e nós queremos aproveitar tudo de bom que esse município nos oferece - frisou.

Espaço para capacitação profissional

Morador de Areal, Sérgio Ricardo Marques Silveira, de 45 anos, é jardineiro e está animado para se inscrever em um dos cursos de qualificação.

- Agora não vou precisar mais ir para outro município para voltar a estudar. Essa Faetec aqui vai trazer mais movimento para a cidade, mais vida e mais oportunidades - comemorou.

Localizada na Rua Nelson de Melo, no Centro do município, a unidade da Faetec tem 250 metros quadrados de área ocupada. No espaço, há três salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de informática, além de uma sala multimídia e áreas para atendimento administrativo e pedagógico.

Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec conta com mais de 110 unidades pelo Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 200 cursos em várias modalidades e mais de 80 mil alunos atendidos por ano. As unidades oferecem: Educação Básica; Ensino Técnico de Nível Médio; Cursos de Qualificação Profissional; Especialização de Nível Médio Técnico; Graduação (Licenciatura e Tecnologia) e Pós-graduação.