Faetec, Setrab e Michelin discutem parceria para qualificação e empregabilidade

 

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vem estreitando os laços com a empresa Michelin para levar mais qualificação e empregabilidade aos alunos da Rede. O presidente João Carrilho se reuniu, na última semana, com os representantes da empresa Michelin e o secretário estadual de Trabalho e Renda (Setrab), Paulo Teixeira, entre outros integrantes da Fundação, para discutir uma parceria entre as instituições.

A proposta é desenvolver uma formação profissional específica para os alunos do curso Técnico de Mecânica e Elétrica da Escola Técnica Estadual (ETE) Santa Cruz. A partir da criação de um laboratório na unidade da Rede, a ideia é aprimorar o projeto pedagógico da Fundação, de forma que os estudantes também atendam as demandas laborais específicas da empresa. 

“Levar para dentro da ETE Santa Cruz um laboratório que contemple mais um nicho do mercado de automóveis é maravilhoso. A parceria vai agregar ainda mais valor aos nossos cursos, ampliando o campo de trabalho dos nossos alunos”, defende João Carrilho, presidente da Faetec. 

Nesta iniciativa, está prevista também uma extensão na formação dos alunos da Rede dentro das instalações da Michelin. Com o reforço de conteúdo que trate especificamente sobre a fabricação de pneu, serão desenvolvidas habilidades e competências necessárias ao dia a dia da empresa. Além disso, visitas ao complexo industrial para conhecer o seu funcionamento farão parte das atividades pedagógicas.  

O encaminhamento dos estudantes para o mercado de trabalho está no escopo da parceria e contará com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Além disso, a Junior Achievement – maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo – está atuando para o desenvolvimento desse programa educacional. 

A empresa Michelin é uma das líderes no Brasil no mercado de fabricação e comercialização de pneus. A fábrica em Campo Grande, na Zona Oeste, completa 40 anos em 2021 e é uma das maiores do mundo. Atualmente, a empresa emprega mais de cinco mil pessoas no país.⠀