Professor da Faetec Paulo Freire publica artigo em renomada revista internacional na área tecnológica

 

 

Todos os holofotes estão voltados para a famosa "Fake news" - termo que vem do inglês e se refere a notícias falsas.  Identificar e desmentir essas manchetes tem instigado muitos especialistas, entre eles, o professor da Faetec Paulo Freire. Recém-ingresso no pós-doutorado do Instituto Militar de Engenharia (IME), o docente tem se dedicado a estudar como combater a fake news utilizando inteligência artificial. Com diversos artigos publicados e premiados a respeito do tema, ele teve a sua última produção científica aceita em uma das mais conceituadas revistas internacionais na área tecnológica.

Intitulado "Fake News Detection Based on Explicit and Implicit Signals of a Hybrid Crowd: An Approach Inspired in Meta-Learning”, o artigo foi publicado no periódico "Expert System with Applications". A publicação é altamente qualificada (Qualis A1), cujo foco é a divulgação de estudos científicos relacionados com sistemas especialistas e inteligentes aplicados na indústria, governo e universidades em todo o mundo. Para o professor Paulo Freire, a aceitação da produção científica é fruto de um esforço coletivo dos profissionais que se debruçam para propor soluções relacionadas a este tema.

“A aceitação é uma forma de reconhecimento da comunidade científica internacional ao trabalho desenvolvido pelo projeto CONFIA, que reúne profissionais de diversas Instituições nacionais (FAETEC, IME, UEZO, UniAmérica, Colégio Pedro II e CEFET/RJ).  Além disso, esta publicação é uma grande oportunidade de divulgação da abordagem "HCS", cujo objetivo principal é detectar automaticamente fake news em meios digitais aplicando Inteligência Artificial”, explica Paulo.

Ele conta que o estudo sobre o tema começou em 2018, quando iniciou o Doutorado no IME. “Escolhi essa linha de pesquisa devido aos severos malefícios oriundos da desinformação causada pela divulgação de fake news junto à sociedade. Por isso, a abordagem é baseada em Crowd Híbrido (humanos e algoritmos) para detectar automaticamente fake news em jornais on-line e redes sociais”, destaca o docente.

Ao longo dos estudos do Doutorado, diversas produções foram destaque na comunidade científica. Ainda no início da pesquisa veio o primeiro prêmio, em 2019, no ENIAC, com a conquista em segundo lugar de melhor artigo do evento. No ano seguinte, a sua publicação "Combate a fake news voltada para educação midiática” ganhou o primeiro lugar na área de informática para educação.

“Na época, desenvolvemos um jogo digital para ajudar alunos a melhorar sua capacidade de interpretar o que é fake news e o que não é, utilizando também a inteligência artificial”, conta Paulo Freire. Neste momento, considerando a relevância da pesquisa, surge o projeto CONFIA de combate automático a notícias falsas por meio de máquinas e que conta atualmente com mais de 10 pesquisadores.

Em 2020, mais um artigo é premiado. Tratava-se de uma análise sobre o desenvolvimento de um Dataset voltado para detecção de fake News. A partir dessa pesquisa, Paulo Freire e os demais pesquisadores concorreram a um edital do CNPQ e conquistaram a taxa de fomento para criar um protótipo funcional, utilizando inteligência artificial, com o objetivo de detectar e intervir fake news voltadas para Covid-19. O nome deste protótipo é AUTOMATA e pertence ao projeto CONFIA.

Para Paulo Freire, apesar da preocupação de muitos segmentos da sociedade sobre o tema, o problema está longe de ser considerado resolvido e pode ser trabalhado nas escolas. “Nas salas de aula, o assunto pode ser tratado não somente pelo viés tecnológico (aplicação de Inteligência Artificial), mas também no desenvolvimento de um senso crítico nos alunos ao receberem informações pelos meios digitais (educação midiática)”, avalia o docente.